Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Navegadores GPS vão entender como você se sente...

Os equipamentos de GPS nos carros não são mais nenhuma grande novidade. Mesmo que a maioria dos motoristas ainda não possa contar com a sua funcionalidade, os engenheiros já estão se preparando para dar o próximo passo - eles querem que as orientações de rotas de direção dadas pelos aparelhos de localização por satélite levem em conta o humor e o estresse do motorista.
Computadores que reconhecem emoções
O sistema, que está sendo desenvolvido por Trung Bui, da Universidade de Twente, na Holanda, é capaz de reconhecer as emoções do motorista analisando a sua voz. Uma vez detectada a emoção, o computador altera seu comportamento e a forma como as instruções do GPS são passadas, para ajudar o motorista de forma mais efetiva.
O grande avanço do sistema construído por Bui é justamente tornar um computador capaz de identificar uma emoção humana. Além de aparelhos de GPS, a pesquisa terá grande utilidade em todos os sistemas em que haja uma interação entre computadores e humanos, como em quiosques de informações e em robôs, por exemplo.
Identificando emoções
Quando o assunto é emoção, os humanos são capazes de combinar vários tipos de informações para chegar a uma conclusão - o tom de voz, a expressão facial e até a escolha das palavras são alguns dos elementos levados em conta para identificar as emoções de uma pessoa com a qual estamos interagindo.
Programar essa capacidade em um computador é uma tarefa cheia de meandros. Por exemplo, um tom de voz mais elevado pode indicar tanto raiva quanto entusiasmo.
Leia Mais ››

Presente de Natal

A biblioteca comunica as novas aquisições. Confiram!

Aprendizagem na era das tecnologias digitais: conhecimento, trabalho na empresa e design de sistemas. São Paulo (SP): Cortez, 2007. 271 p.
BALLESTERO-ALVAREZ, Maria Esmeralda ; ROSS, Keith W. Manual de organização, sistemas e métodos: abordagem teórica e prática da engenharia da informação. 3. ed.. São Paulo (SP): Atlas, 2008.
GUEDES, Gilleanes T. A. UML: uma abordagem prática. 3. ed. São Paulo (SP): Novatec, 2008. 336p.
KOSCIANSKI, André; SOARES, Michel dos Santos. Qualidade de software: aprenda as metodologias e técnicas mais modernas para o desenvolvimento de software. 2. ed.São Paulo (SP): Novatec, 2007. 395 p.
KUROSE, James F.; ROSS, Keith W.Redes de computadores e a Internet. 3. ed.São Paulo (SP): Pearson Prentice Hall, 2007. 634 p.
NIEDERAUER, Juliano. Web interativa com AJAX e PHP. São Paulo (SP): Novatec, 2007. 287 p.
O'BRIEN, James A.; MARAKAS, George M. Administração de sistemas de informação: uma introdução. 13. ed. São Paulo (SP): McGraw-Hill, 2007. 537 p.
PRESSMAN, Roger S.Engenharia de software. 6. ed.. São Paulo (SP): NcGraw Gukk, 2006. 720 p.
SILBERSCHATZ, Abraham ; KORTH, Henry F.; SUDARSHAN, S. Sistema de banco de dados. Rio de Janeiro (RJ): Elsevier, 2006. 781 p.
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de sortware. 8. ed.. São Paulo (SP): Pearson Prentice Hall, 2007. 552 p.
TANENBAUM, Andrew S.Redes de computadores. Rio de Janeiro (RJ): Elsevier, 2003. 945 p.
TANENBAUM, Andrew S.; WOODHULL, Albert S. Sistemas operacionais: projeto e implementação. 3. ed.. Porto Alegre (RS): Bookman, 2008. 990 p.
TURBAN, Efraim ; RAINER JR., R. Kelly; POTTER, Richard E.. Introdução a sistemas de informação: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro (RJ): Elsevier, 2007. 364 p.
Leia Mais ››

quinta-feira, 30 de outubro de 2008


Vamos conhecer o trabalho da Fundação Peirópolis - valores humanos!
Taí uma bela oportunidade: o prof. Carlos Rodrigues Brandão que trabalhou com o grande educador Paulo Freire estará lá das 9h às 13h. Não é gratuito - maiores informações no telefone 3338-1501. Ele lançará seu novo livro. Estarei lá, caso alguém tenha interesse em ir converse comigo,
Marise
Leia Mais ››

Sugestão para experimentar !!!!


A cena mostra dois jovens descarregando nitrogênio líquido e porções de gelo seco sobre a placa-mãe de um computador aberto e em pleno funcionamento. É fácil imaginar: estragaram completamente o sistema. Mas é precisamente o contrário: assim, conseguiram melhorar o rendimento do computador em cerca de 40%. Um termo desconhecido para muitos explica o que eles fizeram: overclocking.
Que tal tentar repetir isso no Porteira?
Obtenha mais detalhes em:
Leia Mais ››

Hoje é dia de reciclar o lixo eletrônico

SÃO PAULO - Começa hoje o Dia do Mutirão do Lixo Eletrônico, em São Paulo. Celulares, baterias e pilhas inutilizáveis devem ser entregues em um dos pontos de coleta espalhados pelo estado.
Organizada pela Secretaria do Meio Ambiente em São Paulo, a ação durará até o fim do dia e tem como principal objetivo chamar a atenção do público para a destinação correta do lixo eletrônico. E isso nada tem a ver com spams.
A definição, que também pode ser chamada de “e-lixo”, se refere a todos os produtos eletrônicos que deixaram de ter utilidade, como computadores, DVDs, CDs, lâmpadas fluorescentes e filmadoras, entre outros.
Em tempos que celulares são trocados tão rapidamente, a medida quer esclarecer a todos os paulistas - os maiores consumidores de eletrônicos do país - que a maioria das peças podem ser recicladas e reaproveitadas em novos materiais, diminuindo os estragos ambientais.
No Mutirão, apenas baterias, celulares e pilhas fazem parte do processo de coleta, porém, o site oficial mostra onde outros aparelhos podem ser reciclados ou doados. Veja a lista completa de dicas e locais aqui.
Leia Mais ››

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Encontro de Pesquisa

Na abertura da Jornada Científica o Dr. José Alberto da FAPEMIG conversou com os estudantes desenvolvendo o tema: A importância da pesquisa no contexto do Ensino Superior".Começou afirmando que 50% do mundo está tecnologicamente excluído e para um país desenvolver economicamente é preciso investir na educação. Segundo ele, a ciência gera tecnologia que gera inovação. Para tanto a FAPEMIG fomenta a pesquisa no Estado de MG com bolsas de estudo, livros, apoio a eventos...Tem atualmente 1% de toda a arrecadação de impostos do Estado (tem dinheiro!!!). As bolsas são distribuídas inclusive para alunos do Ensino Fundamental - BIC Júnior. As solicitaçoes de bolsas são via Instituição de Ensino, portanto é preciso ter um projeto e apresentá-lo à Coordenação de Pós para ser encaminhado. Visite o site http://www.fapemig.br/
Marise
Leia Mais ››

terça-feira, 28 de outubro de 2008

N96 acaba de ser lançado.

A Nokia acaba de lançar no Brasil o N96, ele vem com 16 giga de memória e com o filme "Transformers" para assistir. Veja mais no Digital Drops.
Leia Mais ››

Brasil terá 230 mil vagas para setor de TI em até quatro anos...

O Brasil ocupa hoje a 11ª posição no ranking mundial de Tecnologia da Informação (TI), tendo movimentado em 2007 cerca de US$ 10 bilhões. As empresas do segmento financeiro são as que mais consomem serviços de TI no País, contribuindo com 36% do faturamento das empresas. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) apontam de que, mesmo com a crise no cenário internacional, a partir de 2010, a produção de software no Brasil deverá ampliar as exportações do setor em mais US$ 3,5 bilhões. Toda essa demanda faz com que o Brasil passe por um momento de escassez de profissionais no mercado de Tecnologia da Informação (TI) - há cerca de 30 mil vagas em aberto no setor, de acordo a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM).

Conforme a entidade, em quatro anos serão lançados 230 mil postos de trabalho na área de tecnologia no Brasil, sendo que o Ministério da Ciência e Tecnologia afirma estar investindo para que até lá sejam formados 100 mil profissionais. Ou seja, com os profissionais já existentes mais os futuros formados, serão 170 mil pessoas. Ainda assim, o mercado permanecerá com um déficit de 60 mil profissionais qualificados até o período estipulado.

Uma das grandes dificuldades do mercado é o número de alunos que abandonamos cursos de TI: em 2006, 44,9 alunos ingressaram em alguma instituição de ensino na área de TI no País, mas apenas 16,9 mil concluíram a faculdade, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), vinculado ao MEC.

Jairo Cardoso de Oliveira, chief operating officer da Siemens IT Solutions and Services, explica que outro problema sério no mercado de TI são os profissionais que não dominam idiomas estrangeiros. Para solucionar o problema, a Siemens oferece ao profissional um treinamento em idiomas e absorve o profissional, sempre de acordo com seu desempenho na função.

Mas olha só pessoal, eu acho que isso será assim pra sempre, o que mais desanima todos nós universitarios da área, é o fato de todas as empresas exigirem EXPERIÊNCIA... E ai como q faz??? Por isso muitos alunos desistem do curso...eu msm ja pensei em desistir varias vezes só por esse motivo...Pq achu q todo mundo q esta neste curso adora computador neh?!!!
Leia Mais ››

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Impressora 3D cria e dá forma a objetos


A verdade é que uma impressora é essencial para qualquer casa, escritório, universidade, etc. E provavelmente, o futuro deste periférico está nas impressoras 3D.

As impressoras 3D não são algo do outro mundo, já existem em indústrias e oficinas especializadas nelas há algum tempo. No entanto, ela ainda pode ser considerada um produto caro, usado somente quando o investimento vale à pena, como em protótipos, design de produtos (indústria automotiva) e aeronáutica.

Em exemplo desses equipamentos, é a nova impressora 3D de mesa Alaris 30, da Objet. Ela não é muito maior que um combo comum de impressora/scanner, funciona com uma tomada comum, conecta-se a qualquer rede de escritório e vem com drivers e software simples que permitem o envio de arquivos CAD produzidos a partir de modelos de plástico com dimensões de até 29,39 x 19,61 x 14,99 centímetros.

O preço do periférico não foi anunciado ainda.


DIY (Do it yourself), ou, faça você mesmo

As impressoras 3D montam um objeto a partir de uma disposição de partículas de um material, assim como impressoras tradicionais criam imagens a partir dos pontos. Elas constroem modelos em uma pilha de camadas muito finas, cada uma criada por um líquido ou um plástico em pó que pode ser solidificado em pequenos pontos por calor, luz ou elementos químicos precisamente aplicados.

Mesmo com os preços atuais, o equipamento está se multiplicando. Universidades e colégios a utilizam para aulas de design, médicos imprimem modelos para ajudar em cirurgias complexas, arquitetos imprimem maquetes tridimensionais de seus designs. A tecnologia foi até utilizada para construir um mapa topográfico de Nova Orleans, ajudando na reconstrução da cidade.
Leia Mais ››

Comida USB

Tudo bem que a principal função do pen drive é armazenar e facilitar o transporte de dados. Mas a gente não se opõe se, além disso, ele ainda puder fazer uma graça imitando o visual de comida. É isso o que mostra uma seleção do blog Diggegadgets, com dispositivos com formato de pizza, hambúrguer, doces, comida japonesa, fruta e até uma coxa de frango. Olha só:
















Ja inventaram de tudo msm ne....haushaushaushausahs
Leia Mais ››

sábado, 25 de outubro de 2008

'Instant On'


O Windows, em nenhuma de suas versões, nunca foi um Sistema Operacional rápido em termos de inicialização. Por isso, a Microsoft está buscando um novo recurso para melhorar essa questão, através de uma pesquisa com usuários para identificar qual funcionalidade eles esperam para o Instant On - recurso que leva o computador do estado totalmente desligado para um estado usável para algumas atividades específicas em um espaço mínimo de tempo, trechos retirados do questionário.

Provavelmente esse recurso será aplicado já no Windows 7, versão com lançamento previsto para o fim de 2009 ou no início de 2010.

Leia mais em: http://meiobit.pop.com.br/meio-bit/software/windows-podera-ter-inicializacao-rapida-com-o-recurso-instan

Leia Mais ››

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Cursos Sebrae

Hoje estou aki para mostrar para vcs o site do SEBRAE, ele oferece cursos online e gratuitos com certificação, são cursos de diversas áreas, tanto para uso pessoal quanto profissional, vale a pena dar uma olhada, segue o link: http://www.ead.sebrae.com.br/.
Boa jornada para todos.
Leia Mais ››

Trânsito terá controle de semáforos em tempo real

Criar um sistema de controle de tráfego que facilite o fluxo de veículos, diminuindo congestionamentos e o tempo de espera em semáforos é um desafio para as cidades.
Para colaborar com soluções para esta problemática, há mais de oito anos um grupo de pesquisa do Departamento de Automação e Sistemas da UFSC trabalha em um projeto pioneiro no Brasil, desenvolvendo tecnologias capazes de controlar o trânsito em tempo real.
Controle de tráfego em tempo real
O Projeto de Controle de Tráfego por Área em Tempo Real (Contreal), coordenado pelo professor Werner Kraus Junior, criou softwares que adaptam os semáforos ao fluxo de veículos de forma automática e instantânea, com base na medição do tráfego feita por sensores instalados nas vias. O sistema evita retenções desnecessárias, proporcionando economia de combustível e tempo, e ajusta-se de forma autônoma a situações inesperadas, como acidentes de trânsito.
De acordo com o professor, o controle em tempo real surge como uma alternativa ao sistema de planos fixos, em que os tempos dos semáforos são programados de acordo com a hora do dia, com base em contagens manuais do tráfego. Esta solução tradicional, segundo Werner, limita o desempenho da operação viária, já que as condições de trânsito não dependem somente do horário, mas também de fatores como o crescimento da frota e condições meteorológicas, acidentes e eventos ? situações que não são previstas nos planos. Além disso, os dados obtidos nas contagens se tornam obsoletos com o tempo, sendo necessárias constantes atualizações.

Ondas verdes
Segundo o professor, uma importante modificação desenvolvida na UFSC em relação ao estudo original de Markos Papageorgiou foi a inclusão das "ondas verdes" no método de controle. O sistema permite à central especificar quais corredores arteriais terão sincronismo máximo para a passagem de pelotões de veículos. "O método resultante é o único no mundo que calcula em tempo real as melhores ondas verdes para uma dada situação de tráfego", afirma.
Os benefícios são medidos em relação à eficácia na diminuição do tempo de viagem dos motoristas. O controle em tempo real reduz entre 15% e 20% o atraso e o número de paradas dos veículos, em comparação com sistemas de planos fixos bem ajustados. "Como existem muitas situações em que os planos fixos não estão programados de acordo com as reais necessidades do trânsito local, esperamos ganhos ainda maiores com a implantação do tempo real", adianta Werner.
Mais uma vantagem do projeto é seu baixo custo. O pesquisador afirma que a comunicação entre controladores e central, feita via celular, é mais econômica, pois o uso da tecnologia GPRS/GSM tem custo de implantação e manutenção menor do que o uso de infra-estrutura de fios e cabos para comunicação entre modens convencionais.

Funcionamento do Sistema Contreal
 No pavimento das vias são colocados sensores capazes de contar o número de veículos em trânsito.
 Esses sensores contêm um circuito eletrônico, o "detector eletrônico", que tem sua freqüência de ressonância alterada na presença de veículos, devido à massa metálica destes.
 Os dados de contagens de tráfego são enviados à central de controle a cada ciclo semafórico, que dura de um a dois minutos.
 Com os dados do tráfego, a central calcula em tempo real os tempos semafóricos para a região controlada.
 A comunicação entre controladores e central é feita via celular, usando a tecnologia GPRS/GSM.


Agora fala sério, vcs lembram do filme Duro de Matar 4.0 né?!! quem disse q isso não era possivel....
Leia Mais ››

O mundo em números.


O site Worldometers conta, em tempo real, alguns números importantes sobre o nosso planeta.

Dêem uma olhada lá, é muito interessante.

Porém um pouco inútil.

Dica do blog iconoclastas.
Leia Mais ››

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Explicação

Pessoal, com relação à materia que postei anteriormente sobre o Roadrunner (o computador mais rápido do mundo), fui questionado por alguns colegas sobre o que seriam os Flops e/ou Petaflops citados na reportagem. Para esses colegas, segue a explicação.
Em computação, FLOPS (ou flops) é um acrônimo que significa FLoating point Operations Per Second que, em português, quer dizer operações de ponto flutuante por segundo. Isto é usado para determinar a performance de um computador, especificamente no campo de cálculos científicos, que fazem grande uso de cálculos com ponto flutuante; similar a instruções por segundo. Repare que o S no final o distingue da palavra em inglês, que tem outro significado, pois esse S é a definição de segundos e não significa que esteja no plural.

Dispositivos de computação possuem uma enorme capacidade de processamento, então faz sentido utilizar unidades maiores que FLOPS. Para isso é colocado um prefixo que determina o múltiplo da unidade, assim como acontece com outras unidades de medida. Os múltiplos mais utilizados são: megaflops (MFLOPS), gigaflops (GFLOPS), teraflops (TFLOPS), petaflops (PFLOPS) e exaflops (EFLOPS). Uma calculadora básica de 4 operações possui uma performance de 10 FLOPS.
Leia Mais ››

Game empresarial é coisa séria

Quando você vê alguém no trabalho com uma tela colorida e animada, com barulhinhos e tudo o mais, pensa: “funcionário perdendo tempo com jogo, hem?”. As aparências enganam.

O game empresarial virou coisa séria e hoje há empresas especializadas no desenvolvimento de software para treinamento de funcionários, que na essência é um jogo, mas no fim é uma ferramenta de eficiência.

Conheci recentemente o trabalho da Aennova Decisionware, de São Paulo, que reúne três sócios: Nancy Ogassawala, especialista em educação à distância; Sunami Chun, fundador da rede de lan houses Monkey; e Leonardo Reis, consultor de negócios, que criou a empresa em 2001 e recebeu seus sócios no ano passado.

Juntos, começaram a desenvolver jogos empresariais – que chamam de simuladores negociais – e hoje têm clientes como Coca-Cola, Natura e Porto Seguro. A essência é criar um jogo em que o objetivo é treinar habilidades e aprender a melhorar processos de trabalho.

Por exemplo, a Coca-Cola decidiu estender a funcionários em todo o país as táticas de distribuição dos refrigerantes e peças de propaganda de supermercados. O jogo consiste em criar o melhor layout mexendo as araras nos pontos de venda, para melhorar a exposição dos produtos para o consumidor. Usando o mouse e vendo o resultado a cada loja, o funcionário pega a prática na prática.

“São como simuladores de vôo”, diz Reis. “O sistema avalia e avisa qual é o procedimento correto.” Um simulador de negócios deve ter três componentes bem resolvidos: a programação, a interface (a maioria em Flash) e a inteligência de negócios. A última deve ser construída com base na experiência e no objetivo da empresa que contrata o serviço.

O objetivo, diz Reis, é treinar o poder decisório, pois os simuladores não são jogos para distração de funcionários, e sim treinos online baseados em processos comprovados na prática pelas empresas. “O Sebastian Vettel deu mil voltas no simulador do circuito de Monza antes de correr lá pela primeira vez”, diz Reis. A tática de Vettel deu certo e o piloto alemão tornou-se o mais jovem vencedor de uma corrida de Fórmula 1, aos 21 anos. Jogos simuladores são realmente eficazes.


Fonte; InfoExame

Leia Mais ››

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Robô é capaz de se reconstruir depois de destruído


Roboticistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, construíram um robô com uma habilidade única: depois de desmontado ele é capaz de localizar suas peças, ordená-las e colocá-las no lugar, reconstruindo a si mesmo.


Robô fênix o CKbot, como foi batizado o robô que renasce dos seus próprios pedaços, foi idealizado pela equipe do professor Mark Yim. O CKbot é formado por 15 módulos individuais que operam como três clusters de cinco módulos cada um.Cada módulo individual contém o seu próprio computador, bateria e programa para atuar de forma independente. Cada módulo é ainda equipado com sensores de proximidade e uma junção motorizada que permite que ele gire 180 graus.
Todos os módulos também possuem uma camera digital, capaz de capturar até 20 quadros por segundo, um LED que fica piscando constantemente e um acelerômetro. É a operação conjunta desses três mecanismos que permite que o robô localize suas próprias partes depois que ele é desmontado e se reconstrua.

É, estou vendo que daqui alguns dias não precisaremos de trabalhar, os robos vão fazer pela gente...kkkk

Leia Mais ››

Supercomputador mais rápido do mundo usa processador de videogame










A lista dos 500 maiores supercomputadores do mundo, anunciada agora há pouco na Alemanha, traz na primeira colocação uma marca histórica: o supercomputador IBM Roadrunner é o primeiro a superar a barreira de 1 petaflop.

Papa-léguas

O Roadrunner (que é o nome de um pássaro conhecido no Brasil como papa-léguas) atingiu 1,02 petaflop - 1,02 quadrilhão de cálculos por segundo. Há pouco tempo se acreditava que só uma tecnologia como processadores a laser poderia permitir que se atingisse a barreira dos petaflops (veja Chips a laser poderão viabilizar supercomputadores de classe petaflop).

Processador de videogame

O supercomputador mais rápido do mundo, que está instalado no Laboratório Nacional Los Alamos, nos Estados Unidos, é um equipamento híbrido, formado por 12.240 processadores PowerXCell 8i 3200 MHz - o mesmo que equipa o Sony PlayStation 3 - e 6.562 processadores AMD Opteron Dual-Core.

Os processadores AMD fazem as tarefas básicas de controle da máquina e do sistema operacional, deixando os PowerXCell livres para fazer cálculos matemáticos, justamente a tarefa para a qual eles foram otimizados.

O Roadrunner roda Linux e conta com 98 terabytes de memória RAM.

Eficiência energética

A enorme capacidade de cálculo do Roadrunner fez também com que ele figurasse como o supercomputador mais eficiente em termos de consumo de energia. Apesar de consumir 2,35 megawatts/hora, ele atinge um índice de eficiência de 488 Megaflops por segundo por Watt consumido.

O primeiro supercomputador brasileiro a aparecer na lista, na posição de número 138, é o Netuno, instalado na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Leia Mais ››

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

"Laboratórios tentam recriar poderes de super-heróis"

Uma capa capaz de tornar quem a usa invisível, como nos filmes O Senhor dos Anéis e Harry Potter, e uma roupa colante que consegue reproduzir os poderes do Homem-Aranha são alguns dos materiais que beiram o fantástico nos laboratórios.
Dentro de alguns anos, os seres humanos poderão desfrutar das capacidades dos personagens e heróis das histórias em quadrinhos, séries e filmes de ficção científica.Isso, pelo menos, é o que dizem as pesquisas que são realizadas em alguns centros do mundo desenvolvido, onde o futuro já é presente.Cientistas da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, Estados Unidos, comprovaram que é teoricamente possível esconder objetos em "capas de invisibilidade", ao aplicar uma teoria centrada em fazer objetos invisíveis ao radar e criada pelo britânico Sir John Pendry, do Imperial College London.Os pesquisadores desenvolveram uma capa com um complexo composto artificial, elaborado com anéis e cabos de cobre impressos em telas de fibra de vidro que distorcem o espaço, de modo que as microondas não se refletem."Graças à presença deste metamaterial os raios são desviados como a água que flui ao redor de uma rocha em um rio, sem interromper a corrente principal de forma visível, permitindo esconder um volume, com propriedades similares ao espaço livre visto de fora", explicou o cientista David Smith, envolvido no projeto.A capa funciona desviando as microondas ao redor do objeto e depois as restaurando atrás deste, como se tivessem atravessado um espaço vazio.A capa é considerada um "metamaterial", ou composto artificial que pode ser manipulado para produzir uma mudança na direção das ondas eletromagnéticas.Da mesma forma como ocorre com as ondas de luz visíveis, as microondas chocam-se contra os objetos, tornando evidente sua existência e criando uma sombra, mas nestas freqüências, o fenômeno só pode ser detectado por meio de instrumentos.Com esta capa, os cientistas fizeram "desaparecer" um pequeno cilindro de cobre que não foi detectado por meio de sensores de microondas, dispositivos similares aos usados em radares instalados a bordo de aviões e satélites.Além disso, as proezas do Homem-Aranha podem estar ao alcance dos seres humanos dentro de alguns anos, segundo um grupo de cientistas italianos que trabalham num projeto sobre um material têxtil inspirado no lagarto gecko, um réptil cujas patas são dotadas de propriedades superadesivas.O projeto liderado pelo cientista Nicola Pugno, da Universidade Politécnica de Turim, consiste em um tecido composto por filamentos extremamente finos e muito numerosos que produzem um efeito de capilaridade que pode ser usado para produzir uma grande adesão física.O "tecido do Homem-Aranha" é baseado num fenômeno conhecido como interação de fraca intensidade entre moléculas ou átomos ou Força de Van der Walls, e estará construído com uma infinidade de nanotubos: cilindros de carbono ocos e concêntricos, cada um deles de um tamanho de poucos milésimos de milímetro."Um dos principais desafios do controle da adesão consiste em como a reverter, já que um objeto ou material pode ficar colado a uma superfície por meio de uma cola, mas não é simples descolá-lo e colá-lo mais de uma vez", afirmou o cientista italiano.A chave para isso pode estar nas patas do gecko, que possuem uma espécie de pêlos microscópicos que lhe proporcionam uma aderência muito alta sobre diferentes superfícies, possibilitando a este inquieto animal deslocar-se ou ficar imóvel indefinidamente em um lugar.

Fala sério, muito loko isso!!!
Leia Mais ››

História triste.

Leia Mais ››

Sangue novo


Olá pessoal!
Começamos nossa semana muito bem, com gente nova no nosso blog.
Dou as boas-vinds aos nossos novos colaboradores:
- Marise Diniz
- Marcelo
- Flávia
- Bruno
- Wanderson
Se você também deseja ser um colaborador do blog e não foi incluído aqui, o que está esperando? Mande um e-mail para rcs.comp@gmail.com, pois, como já disse diversas vezes, este é um blog dos alunos e dos professores do curso, e não deve ser feito por uma pessoa só.
Sejam bem vindos, pessoal.
Leia Mais ››

Pesquisa

Estou chegando...
Hoje (segunda - 20/10) temos encontro no HVU e o tema é a pesquisa. Vamos aqui discutir a importância da pesquisa como um dos importantes tripé da Universidade. Meu ponto de partida será a palestra de hoje, ok?
Abraços e obrigada pelo convite para participar do blog,
Marise
Leia Mais ››

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Programação da Jornada Científica

Na próxima semana acontecerá a Jornada Científica da Fazu.

Na segunda-feira, os alunos que têm aula às 19h com os professores Ernani, Hugo, Marise e Maria Lúcia (Atividades Complementares) devem ir para o HVU, assistir à palestra do Dr. José Alberto Bianchi da Fapemig. As aulas dos outros professores neste horário serão normais, e as das 21 horas também.

Na terça-feira às 20 horas, no HVU, teremos a palestra do Prof. Dr. Valdemar Hial, da UFTM. Às 21 horas, no auditório da Biblioteca, a premiação dos Desafios de Java e Pascal, e depois, apresentação de trabalhos científicos.

De quarta a sexta teremos palestras às 19 horas e os mini-cursos às 20:50, cuja programação todos já conhecem.

Até lá.
Leia Mais ››

Oportunidade de Trabalho

A MICROLINS-UBERABA está recrutando em caráter de urgência, 02 (Dois) Professores de Excel Avançado para ministrarem aulas em turmas regulares e vips.

Os interessados deverão possuir conhecimentos avançados sobre o programa Excel, ser pro-ativo e comunicativo, boa relação interpessoal e possuir disponibilidade para ministrar aulas nos seguintes dias da semana --> sexta-feira ou sabado.

O endereço eletronico para envio dos curriculos é leonardo@microlinsuberaba.com.br em caráter de urgencia.
Leia Mais ››

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Troca de colaboradores

Pessoal, consta que nosso blog tem 15 colaboradores. No entanto, fora as minhas postagens, as do marco e algumas esporadicas de outras pessoas, nosso blog não está tendo movimento nenhum. Gostaria que aqueles alunos e professores que ainda não colaboram com o blog e que tem vontade de contribuir, mandassem um e-mail para rcs.comp@gmail.com. Aqueles que também tiverem interesse em continuar, também me mandem e-mail. O que eu acho que não deve continuar é nosso blog ter tanta gente para colaborar e ficar nesse "paradão"....
Leia Mais ››

Brasil Telecom contrata e oferece bolsas

SÃO PAULO – Onze meses depois de fundada, a unidade de call center da Brasil Telecom está aumentando suas operações. Abriu processo de seleção para contratar mais 2 520 funcionários e oferecerá 470 bolsas de educação à distância na Universidade Paulista (Unip) para seus funcionários.

As inscrições para as novas vagas podem ser feitas pelo site www.brasiltelecom.com.br/cadastreseucurriculo. A Brasil Telecom Call Center tem sedes em Campo Grande (270 vagas), Curitiba (500), Florianópolis (350) e Goiânia (1 400), com um total de 5 500 postos de atendimento, onde trabalham hoje 12 113 atendentes.

Os atuais funcionários, com mais de seis meses de casa e no máximo três falta justificadas nos últimos três meses, estão aptos para disputar as bolsas em 11 cursos da Unip. As bolsas equivalem a 50% do valor do curso, e são renováveis a cada semestre: o aluno precisa ser aprovado em todas as disciplinas.

A BrT Call Center firmou convênio com a universidade e ambas estão fazendo a seleção dos candidatos, para os cursos que começam depois de amanhã (dia 15) e terão turmas novas a cada dois meses. Nas unidades de Curitiba e Goiânia, os alunos-funcionários usarão estruturas da Unip montadas dentro da empresa.

Os cursos oferecidos duram quatro anos – Administração, Ciências Contábeis, Letras, Matemática, Pedagogia e Serviço Social – ou dois anos, caso dos cursos de Gestão: Financeira, Sistemas de Informação, Marketing, Recursos Humanos, e Pequenas e Médias Empresas. Os funcionários bolsistas terão direito a usar os laboratórios e bibliotecas da Unip em Goiânia.

Leia Mais ››

iPod forma geração de surdos, diz estudo

SÃO PAULO - Pesquisa de comissão européia diz que popularização dos MP3 players vai cobrar a conta em dez anos.

O fenômeno dos iPods e tocadores de MP3 é relativamente recente no mundo e, sua massificação, ainda não completou uma década, avalia um estudo do Comitê Científico Europeu de Riscos à Saúde.


Segundo o estudo, o uso de MP3 Player com fone dentro do ouvido favorece a perda de audição. Adolescentes e jovens na casa dos 20 anos não perceberiam a diminuição da acuidade auditiva imediatamente.

Os efeitos nocivos da música alta só serão percebidos em uma década ou quando entrarem na casa dos 30 anos, avalia a pesquisa.

De acordo com a pesquisa, os grupos mais expostos a riscos são aqueles que ouvem MP3 player ao menos cinco horas por semana. Mas malefícios podem ser notados mesmo para quem ouve apenas 28 segundos por dia de música alta, diz.

O estudo revelou que boa parte dos jovens ouve música no iPod com sons entre 100 e 115 decibéis, quando o nível recomendado é sempre inferior a 60 decibéis.

Fones externos e contra ruídos ajudam a preservar a audição, diz a pesquisa. Jovens com histórico familiar de perda de audição (avós que ouvem muito mal, por exemplo) são o principal grupo de risco, pois aliam comportamento arriscado (uso em excesso de MP3 player) e pré-disposição genética.

Leia Mais ››

domingo, 12 de outubro de 2008

Convite de Casamento




Nosso amigo Rangel vai casar. A cerimônia será realizada no dia 18 de outubro, no Santuário de Nossa Senhora da Abadia, às 19:15h.
Desejamos os mais sinceros votos de felicidades à nova família que está se formando.




Leia Mais ››

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

São Carlos, em SP, terá fábrica de chips

Leia Mais ››

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Aprendendo com os animais - 06


Ursos não discriminam quando suas crias são do sexo feminino.


Leia Mais ››