Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Brasil terá 230 mil vagas para setor de TI em até quatro anos...

O Brasil ocupa hoje a 11ª posição no ranking mundial de Tecnologia da Informação (TI), tendo movimentado em 2007 cerca de US$ 10 bilhões. As empresas do segmento financeiro são as que mais consomem serviços de TI no País, contribuindo com 36% do faturamento das empresas. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) apontam de que, mesmo com a crise no cenário internacional, a partir de 2010, a produção de software no Brasil deverá ampliar as exportações do setor em mais US$ 3,5 bilhões. Toda essa demanda faz com que o Brasil passe por um momento de escassez de profissionais no mercado de Tecnologia da Informação (TI) - há cerca de 30 mil vagas em aberto no setor, de acordo a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM).

Conforme a entidade, em quatro anos serão lançados 230 mil postos de trabalho na área de tecnologia no Brasil, sendo que o Ministério da Ciência e Tecnologia afirma estar investindo para que até lá sejam formados 100 mil profissionais. Ou seja, com os profissionais já existentes mais os futuros formados, serão 170 mil pessoas. Ainda assim, o mercado permanecerá com um déficit de 60 mil profissionais qualificados até o período estipulado.

Uma das grandes dificuldades do mercado é o número de alunos que abandonamos cursos de TI: em 2006, 44,9 alunos ingressaram em alguma instituição de ensino na área de TI no País, mas apenas 16,9 mil concluíram a faculdade, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), vinculado ao MEC.

Jairo Cardoso de Oliveira, chief operating officer da Siemens IT Solutions and Services, explica que outro problema sério no mercado de TI são os profissionais que não dominam idiomas estrangeiros. Para solucionar o problema, a Siemens oferece ao profissional um treinamento em idiomas e absorve o profissional, sempre de acordo com seu desempenho na função.

Mas olha só pessoal, eu acho que isso será assim pra sempre, o que mais desanima todos nós universitarios da área, é o fato de todas as empresas exigirem EXPERIÊNCIA... E ai como q faz??? Por isso muitos alunos desistem do curso...eu msm ja pensei em desistir varias vezes só por esse motivo...Pq achu q todo mundo q esta neste curso adora computador neh?!!!