SÃO PAULO - Começa hoje o Dia do Mutirão do Lixo Eletrônico, em São Paulo. Celulares, baterias e pilhas inutilizáveis devem ser entregues em um dos pontos de coleta espalhados pelo estado.
Organizada pela Secretaria do Meio Ambiente em São Paulo, a ação durará até o fim do dia e tem como principal objetivo chamar a atenção do público para a destinação correta do lixo eletrônico. E isso nada tem a ver com spams.
A definição, que também pode ser chamada de “e-lixo”, se refere a todos os produtos eletrônicos que deixaram de ter utilidade, como computadores, DVDs, CDs, lâmpadas fluorescentes e filmadoras, entre outros.
Em tempos que celulares são trocados tão rapidamente, a medida quer esclarecer a todos os paulistas - os maiores consumidores de eletrônicos do país - que a maioria das peças podem ser recicladas e reaproveitadas em novos materiais, diminuindo os estragos ambientais.
No Mutirão, apenas baterias, celulares e pilhas fazem parte do processo de coleta, porém, o site oficial mostra onde outros aparelhos podem ser reciclados ou doados. Veja a lista completa de dicas e locais aqui.