SÃO PAULO - A cidade de São Carlos, anunciou um acordo para receber o que será a 2ª fábrica de chips do Brasil.
De acordo com o prefeito da cidade, Nilton Lima, um acordo envolvendo a prefeitura e as universidades públicas UNESP, USP e UFSCAR atraiu investimentos da fabricante americana de chips Symetrix para produzir semicondutores no Brasil.
Durante encontro realizado na reitoria da UNESP, em São Paulo, representantes da Symetrix exibiram plano de investir US$ 1 bilhão ao longo de cinco anos na construção de uma fábrica de chips na cidade de São Carlos.
A prefeitura participa do projeto ao ceder espaço e infra-estrutura em parque tecnológico que mantém no município, onde já atuam pequenas incubadoras de projetos de TI.
As universidades envolvidas cederão pesquisadores e, eventualmente, mão de obra para a construção da fábrica.
Os investimentos da Symetrix - que apesar de americana foi fundada pelo empresário brasileiro radicado nos Estados Unidos Carlos Paes de Araujo - serão compartilhadas com o grupo de capital nacional Encalso-Damha.
A idéia dos investidores é produzir chips para cartões bancários, bilhetes eletrônicos e para a indústria nacional de celulares.
Atualmente, todo semicondutor usado no país é importado, já que não há uma fábrica do tipo em pleno funcionamento no Brasil.
Com investimentos públicos de R$ 260 milhões, o ministério da Ciência está construindo uma fábrica do tipo na cidade de Porto Alegre. A Ceitec, empresa pública responsável pela construção da planta industrial no Sul, prevê que a partir de julho de 2009 será possível produzir semicondutores.
Já o projeto de São Carlos planeja produzir chips só daqui dois anos e meio.
Fonte: www.infoexame.com.br