Três novas ferramentas que servem como plug-ins para o Eclipse ajudam os desenvolvedores Java a aumentarem a performance e a produtividade em EclipseA CodeGear, unidade de desenvolvimento da Borland, anuncia hoje o JGear™, um conjunto especializado de plug-ins para plataforma de desenvolvimento open-source Eclipse. O JGear melhora a plataforma open-source e suas ferramentas em três áreas chaves – aplicações de performance Java, desenvolvimento visual e colaboração de times – capacidades não endereçadas pelas atuais IDEs (Integrated Development Environment) baseadas em Eclipse.
Os principais pontos de dificuldades para os desenvolvedores Java usando Eclipse derivam de:
• Ajuste de Performance de Aplicação;
• Complexidade da arquitetura Java;
• Codificação e configuração Java em servidores e frameworks;
• Colaboração de times.
“Hoje os desenvolvedores e times resolvem estes problemas manualmente. O JGear permite que os desenvolvedores utilizem ferramentas baseadas em Eclipse para endereçar esses desafios diários no desenvolvimento de aplicações Java de alta performance mais rapidamente, facilmente e colaborativamente”, diz Michael Swindell, vice-presidente de produtos e estratégias da CodeGear. “Nosso objetivo com o JGear é ajudar os desenvolvedores e times, usando soluções IDEs baseadas em Eclipse que aumentem tanto o desenvolvimento e a performance das aplicações, como também promovam a diminuição do custo total do projeto”.
As funcionalidades do JGear foram introduzidas primeiramente com o JBuilder® 2007, da CodeGear, uma ferramenta construída em Eclipse que combina as vantagens da plataforma Eclipse com as funcionalidades de desenvolvimento visual do JBuilder.
“Com o JGear, nós estamos ampliando as funcionalidades para os desenvolvedores que têm usado uma plataforma interna construída em Eclipse ou uma IDE comercial baseada em Eclipse. Um princípio fundamental da estratégia da CodeGear em Eclipse é ajudar os desenvolvedores a serem tão produtivos quanto possível usando Eclipse e tecnologias open-source”, diz Swindell.
A nova linha de produtos JGear inclui: JGear™ Performance para Eclipse, JGear™ LiveSource® para Eclipse e JGear™ Team para Eclipse (ambos em edição cliente servidor).
Performance e ajuste para Java
· O JGear Performance para Eclipse contém diversas funcionalidades de performance e ajuste como, por exemplo, memória e dados da CPU e debugging; detecção automática do potencial de vazamento de memória; e monitoramento em tempo real dos programas que utilizam a memória da máquina virtual.
Desenvolvimento visual Two-way para códigos Java e servidores
· O JGear LiveSource para Eclipse inclui uma plataforma de trabalho gráfica EJB e designers Web Services que facilitam o uso de RAD (Rapid Application Development) tanto para novatos como também para experientes desenvolvedores J2EE; visualização em UML (Unified Modeling Language) para artefatos e design de códigos para realizar análises de implementação e design em uma aplicação; tecnologia LiveSource da CodeGear, que replica mudanças simultaneamente do modelo no código e vice-versa para ajudar no alinhamento entre arquitetos de software e desenvolvedores; e cria facilidades para Enterprise Java Beans e relacionamento de modelos.
Desenvolvimento colaborativo alinhado
• O JGear Team para Eclipse oferece uma completa colaboração de times, de maneira ágil, do desenvolvimento de sistemas baseados em componentes open-source. O JGear Team é tanto uma solucao servidor como uma solucao cliente Eclipse para o desenvolvedor.
O JGear Team Server é um servidor para desenvolvimento colaborativo baseado em repositórios que suportam as mais conceituadas ferramentas open source como Subversion, Bugzilla, Continuum e XPlanner. O JGear Team Server inclui o ProjectAssist™ que, por meio de um simples click, administra os usuários, gerencia os grupos de trabalho e as configurações.
O JGear Team Client é um plug-in do Eclipse baseado em TeamInsight™ - uma iniciativa de colaboração primeiramente introduzida no JBuilder 2007, que provê aos desenvolvedores uma visão unificada e em tempo real das responsabilidades dos projetos, localização de bugs, solicitação de mudança, notas de códigos e tarefas.
O JGear Team Client também inclui extensão para colaboração de times no projeto open-source Mylyn (formalmente conhecido como Mylar) do Eclipse. Mylyn é uma interface de usuário para o Eclipse, focada em tarefas que reduzem a carga excessiva de informação, tornando a atividade multi-tarefa mais fácil, o que faz dessa característica uma das mais importantes do Eclipse, integrando a edição online e offline para repositórios como Bugzilla, Trac e JIRA. A CodeGear suporta ativamente Mylyn e recentemente contribuiu com novos requerimentos para a capacidade de gerenciamento em projetos de open-source Mylyn.
“Uma visão segmentada de desenvolvimento de software compromete a qualidade, gerando ineficiência e custos altos”, diz Melinda Ballou, diretora do programa de gerenciamento de ciclo de vida de aplicações (ALM) da IDC. “Os desenvolvedores Eclipse são beneficiados com uma coordenação entre testes, modelagem, desenvolvimento visual, gerenciamento de projeto e uma experiência consistente e integrada através das solicitações de mudança, controle de bugs, edição de código e outras áreas de gerenciamento de código”.
Todos os três plug-ins foram homologados para o Eclipse 3.2 e a CodeGear pretende incluir o suporte para a mais recente versão do Eclipse a ser anunciada na Europa até o final deste ano.
O JGear também é um complemento ideal para o Turbo JBuilder 2007, da CodeGear, que oferece uma solução gratuita para o desenvolvimento focado em ferramentas Java, baseadas em Eclipse.
O JGear combina uma linha completa de ferramentas de desenvolvimento da CodeGear que, somadas ao JBuilder, inclui Ruby on Rails, InterBase™, C++Builder™, e Delphi® for Win32, .NET e soluções PHP. Para mais informações sobre o JGear e outros produtos da CodeGear, visite a página
www.codegear.com.br.
publicado originalmente em
http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=6369&site=6