Terça-feira, 18 de setembro de 2007 - 10h27
SÃO PAULO - A IBM anuncia, esta semana, uma suíte de aplicativos de escritório que será disponibilizada gratuitamente.
Segundo os jornais The New York Times e The Wall Street Journal, a IBM já testou seu novo produto e está pronta para apresentá-lo a seus usuários.
Chamado de IBM Symphony, o conjunto de aplicativos é composto por um processador de texto, uma ferramenta de planilhas e um programa para montar apresentações.
Com a suíte Symphony, que deve ser instalada no desktop do usuário, a IBM pretende competir mais agressivamente com a Microsoft, que lidera amplamente este segmento com o Office.
Atualmente, a IBM já detém a suíte paga Lotus, que oferece ferramentas de e-mail e produtividade no desktop, mas que não atingiu o objetivo de tornar-se um competidor de peso para o Office.
Segundo o New York Times, toda tecnologia usada para produzir o IBM Symphony é baseada em código-aberto e a empresa espera que o crescimento do software livre no mundo possa impulsionar seu novo produto.
A suíte Office é o segundo mais importante produto da Microsoft, perdendo em faturamento e lucratividade apenas para o Windows.
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO
Extraído de www.infoexame.com.br
Será que finalmente teremos um office gratuito capaz de competir com o da microsoft? E aquele povo que decorou todos os comandos de todos os menus do MS Office, o que será deles?