Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

terça-feira, 31 de maio de 2011

Micro&Soft X Linux

micro&soft X linux
Fonte: Ubuntu Dicas



Leia Mais ››

13 coisas que podemos esperar no Windows 8

É fato que ainda falta um bom tempo para o lançamento oficial da nova versão do sistema operacional da Microsoft – ao que tudo indica, um ano a mais de espera. Entretanto, a plataforma tem gerado inúmeras especulações sobre as reformulações que estaria recebendo, intensificadas após o vazamento de instaladores na web.
Sites especializados em tecnologia de todo o mundo vasculham indícios deixados pela empresa em busca de algo que revele um ou outro recurso que será empregado. Todavia, com tantos rumores, é difícil saber o que se fará presente no SO.
Ainda em 2010, o Tecmundo publicou o artigo “Quais recursos devemos esperar no Windows 8?”, o qual explicita as novidades que, na época, estavam causando murmúrios na mídia. Fomos atrás de informações e trouxemos para nossos leitores o que está próximo de se tornar realidade e aquilo que não passou de boatos infundados.
Para cada rumor, demos um selo que atesta sua proximidade com a realidade:
  • Improvável: especulações com pouca fundamentação e que dificilmente veremos no Windows 8;
  • Provável: recursos que podem aparecer na nova versão do Windows, mas que não tiveram indícios mais fortes de comprovação;
  • Quase Certo: especificações do sistema operacional que possuem grandes chances de serem apresentadas, impulsionadas por diversos rumores e aparições;
  • Garantido: aquilo que, de alguma forma, foi comprovado pela própria empresa – seja por algum descuido no processo de desenvolvimento ou em pronunciamentos oficiais.
Chegou a hora de conferirmos as possíveis novidades do Windows 8 – se é que esse será realmente o nome dele.

Lançamento em 2012

No início do ano, o site russo WZOR teria tido acesso à informação de que a nova versão do Windows seria anunciada somente em 2013. Ainda em janeiro, algumas screenshots vazaram na internet exibindo telas do sistema operacional com marcas de Copyright para 2012. Naquele momento, isso corroborou com uma publicação no blog oficial da empresa dizendo que o lançamento do SO estaria mais próximo do que muitos imaginavam.
(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)
Sondagens à parte, o rumor de que o Windows 8 (como vem sendo chamado por especialistas) será lançado 2012 se confirmou esta semana durante a Microsoft Developer Forum, no Japão. Steve Ballmer, CEO da Microsoft, afirmou que “a próxima geração dos sistemas Windows chegará no próximo ano”, disse o executivo.
Ballmer não deu mais detalhes sobre a chegada do SO, não dando indícios sobre o nome oficial ou os novos recursos da plataforma.

Loja de aplicativos

Em abril deste ano, o site CNbeta publicou algumas imagens que supostamente revelavam a interface da central de aplicativos da Microsoft, que deverá ser integrada ao novo sistema operacional e chamada de Windows Store. Pouco tempo depois, os indícios de falsidade das screenshots (como produtos concorrentes ao Internet Explorer e jogos com desenvolvedores trocados) foram constatados por diversos sites.
Apesar dessas figuras falsas, outros boatos afirmam que a loja de aplicativos para o Windows vai sair. O site Windows 8 Italia postou imagens que apontam o desenvolvimento de um sistema para a compra de programas. Segundo a publicação, a plataforma de vendas contará com espaço para perguntas e respostas dos usuários e desenvolvedores, além de classificação para os softwares disponibilizados.
(Fonte da imagem: Windows 8 Italia)
Nesse mesmo sentido, Robert Strohmeyer (entusiasta desde a década de 90 e editor de diversos sites de tecnologia, como o Maximum PC) entende que a criação de uma loja para o Windows é válida devido ao grande número de usuários desse sistema operacional. A Microsoft não estaria fazendo nada de novo, pois a Apple e a Google, por exemplo, já possuem suas plataformas – fato que anunciaria que é chegada a hora da empresa criada por Bill Gates ter a sua.

Backup automático

Outro possível recurso que causou alvoroço foi o mecanismo de backup automático. A ferramenta, que seria chamada de History Vault, teria função semelhante ao Time Machine do Mac OS X. De acordo com o site Winrumors, o qual teria tido acesso a uma fonte familiarizada com os planos da Microsoft, a novidade permitiria a realização de cópias automáticas de documentos e a recuperação de arquivos antigos do computador.
O History Vault contaria com funcionalidades mais abrangentes do que a Restauração do Sistema, presente em versões anteriores do Windows. Esse recurso seria capaz, além de restaurar arquivos individuais, de editar e recuperar informações armazenadas. A interface da novidade deve ser mais prática e descomplicada, conforme imagem publicada pelo Winrumors.

PDF integrado

No mês passado, imagens reportadas pelo site Win Supersite trouxeram à tona mais uma ferramenta para o Windows 8: um leitor de arquivos em PDF integrado ao sistema operacional. O programa, que se chamaria Modern Reader, permitiria a leitura em tela cheia, a aproximação ou afastamento do zoom e a visualização de várias páginas ao mesmo tempo.
Ele seria um leitor simples, sem as diversas funcionalidades do Adobe Reader, por exemplo. Chegou a ser questionado se o aplicativo teria compatibilidade com outras extensões, mas os rumores apontam que a novidade só abrirá arquivos em PDF. Também existe a expectativa que o Modern Reader possua código aperfeiçoado para operar em dispositivos com telas sensíveis ao toque.
(Fonte da imagem: Winrumors)
O fato de o Mac OS já ter uma ferramenta do gênero é levado em consideração por especialistas em tecnologia, como Robert Strohmeyer, levando-os a crer que é praticamente certa a presença de um leitor PDF na nova versão do Windows.

Reconhecimento facial

Em meados de 2010, o site Windows 8 News divulgou que um documento confidencial da Microsoft teria vazado, revelando que o Windows 8 teria um mecanismo de reconhecimento facial para autenticação do usuário.
De acordo com o informe, esse documento apresentava o SO com sensores de proximidade, os quais contariam com a ajuda de uma tecnologia chamada My PC Knows Me (algo como Meu PC Me Conhece) para reconhecer os usuários cadastrados. Por sua vez, o site Windows 8 Italia teria recebido a informação de que esse API chamava-se Detect Human Presence.
Recentemente, o Tecmundo publicou uma notícia com a informação de que hackers teriam encontrado uma interface de programação para aplicativos com a finalidade de suportar o recurso de reconhecimento facial. Assim, a tela de logon teria apenas uma opção de autenticação automática pelo rosto do usuário.
Apesar desses boatos, os entusiastas não estão nada animados com essa ideia. As discrepâncias de informações e o ceticismo em torno da qualidade de experiências dos usuários com o suposto recurso tornam o rumor do reconhecimento facial pouco influente.

Versão para tablets

O indício mais forte de que o Windows 8 seria compatível com tablets surgiu em fevereiro com o vazamento do cronograma de lançamentos da Dell, entre os quais constava um modelo do gadget denominado Peju com a nova versão do sistema operacional da Microsoft – previsto para o começo de 2012.
Após outro vazamento, dessa vez de um instalador do SO, as especulações sobre a utilização do Windows 8 em tablets se intensificaram. Um vídeo explicita algumas configurações bem características para esse tipo de equipamento eletrônico, como as opções “Mobile broadband”, “Bluetooth” e “GPS”.
(Fonte da imagem: Reprodução da build que vazou na internet)

Outro fator que reforçou tal aplicação foi a confirmação de que a plataforma da Microsoft pode ser executada em processadores com arquitetura ARM – um tipo de componente versátil e com baixo consumo de energia, muito usual em dispositivos eletrônicos de menor porte.
Para aproximar ainda mais as repercussões da realidade, fontes consultadas pelo site Bloomberg garantem que Steve Sinofsky, presidente da Microsoft, demonstrará o Windows 8 operando em um tablet na próxima semana, durante a conferência All Things Digital D9, entre os dias 31 de maio e 2 de junho.

Gerenciador de tarefas renovado

De acordo com o site Winrumors, a nova versão do Windows terá o Gerenciador de tarefas renovado. Conforme as imagens publicadas, a interface da ferramenta do sistema operacional ganhou um modelo mais prático e atraente. O recurso padrão do SO disponibilizará mais informações sobre os processos em execução, serviços e ferramentas gerais da plataforma.
Os gráficos de desempenho da máquina devem se tornar mais intuitivos, exibindo cores que destacam a situação de uso da CPU. Robert Strohmeyer, em publicação no site Maximum PC, explicita que a chance da reformulação no Gerenciador de tarefas aparecer no Windows 8 é de 90%.
Na análise feita pelo Tecmundo em uma das builds vazadas da nova versão do SO, essa novidade foi identificada e recebeu destaque. Confira o artigo “Análise: Windows 8 Milestone 3”.

Tela da morte estilosa

A clássica tela azul da morte já deu dor de cabeça para muitos usuários. Ao que tudo indica, a Microsoft resolveu que já era hora de mudar o visual da tão temida mensagem de erro. De acordo com uma foto postada no fórum do site MyDigitalLife e um vídeo divulgado pelo Winrumors, a tela ganhou um fundo preto e estilo de fonte diferenciado – o que a tornou mais estilosa.
Tanto a foto como o vídeo teriam sido capturados por meio de uma das versões do Windows 8 que vazaram na internet, mas a gravação é curta e não mostra grandes detalhes da novidade. Não há relatos ou fontes internas que confirmam a mudança, tornando o boato pouco fundamentado.

Direto do pendrive

Portabilidade é outra novidade que pode aparecer no Windows 8. No mês passado, imagens circularam na web mostrando um assistente de configuração do Portable Workspaces, recurso que permitiria a criação de uma cópia portátil do sistema operacional. Assim, o usuário poderia executar o SO em qualquer computador por meio de um pendrive.
De acordo com os rumores, e como foi explicitado pela screenshot veiculada, é preciso utilizar um dispositivo portátil com pelo menos 16 GB de espaço para armazenamento. Segundo as especulações, o Windows Portable Workspaces seria capaz de clonar a Área de trabalho, as configurações da conta de usuário e os aplicativos essenciais do sistema.
(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

A ferramenta teria a seguinte descrição informada na nova versão do Windows, conforme publicado pelo site Winrumors: "Portable Workspace é um recurso do Windows, o qual permite que você execute o Windows a partir de um dispositivo de armazenamento USB". Devido à existência desse mecanismo no Linux, como recorda o site Windows 8 News & Tips, é bem possível que o Windows 8 traga a possibilidade de rodar em cópias portáteis.

Inicialização híbrida

O tempo de inicialização do Windows sempre foi uma das características mais criticadas pelos usuários. Boatos indicam que sua a nova versão do sistema operacional deverá contar com um recurso chamado Hybrid Boot, o qual permitirá que o computador seja ligado em aproximadamente 20 segundos.
No início do surgimento de rumores sobre o SO, conforme publicado pelo Tecmundo, acreditava-se que os responsáveis pela redução do tempo de boot seriam os cartões de memória.
Todavia, o site Windows 8 Italia, o qual teria descoberto o Hybrid Boot, explica que, na verdade, o sistema manteria uma grande parte dos dados em cache, o que implica apenas na hibernação do PC e não no seu desligamento completo – o que aceleraria o carregamento do Windows. Ainda de acordo com essa publicação, o SO ofereceria a opção de retornar à configuração tradicional do Windows, desligando a máquina completamente.
Apesar das imagens divulgadas e de entusiastas entenderem que esse é o momento da Microsoft investir nesse tipo de melhoria, a discrepância das informações obriga-nos a colocar a veracidade dos rumores em dúvida.

Immersive Browser

Com a popularização da internet, cada vez mais as empresas de tecnologia se preocupam com a experiência do usuário durante a navegação. A Microsoft parece ter investido nesse segmento ao desenvolver o Immersive Browser, um navegador focado no conteúdo dos sites, oferecendo recursos mais interativos e uma interface mais limpa – ao eliminar botões e barras de acessórios que não são essenciais.
A ferramenta foi compartilhada pela primeira vez por Rafael Rivera, no site Within Windows. No início deste mês, com o vazamento de uma build do Windows 8, o Tecmundo testou a reformulação do browser da empresa (aparentemente baseado no navegador do Windows Phone 7). Confira a análise realizada clicando aqui.
Assim, apesar de não ter um posicionamento oficial da Microsoft, é praticamente certa a presença do Immersive Browser na nova versão da plataforma.

Armazenamento nas nuvens

Entre os recursos esperados pelo Tecmundo, publicados no ano passado, estava o sistema de sincronização de arquivos e pastas com servidores na internet, o conceito básico de cloud computing. De acordo com o Windows 8 Italia, a nova versão do Windows terá uma ferramenta que se integra com o Windows Live Accounts e Windows Live SkyDrive – os serviços da empresa que permitem salvar conteúdos na “nuvem”.
Como a Microsoft já possui toda a estrutura para o trâmite de dados na web, não seria uma surpresa ver o seu sistema operacional integrado com os serviços que ela já possui. Apesar de não terem surgidos indícios mais claros desse mecanismo, é possível que o Windows 8 ofereça uma nova forma de armazenar documentos, fotos, vídeos e músicas.

Interface renovada

Apesar de ainda ter aparecido de forma tímida na build vazada, como você pode conferir na análise do Tecmundo, a interface do Windows Explorer da nova versão do sistema operacional deve ser bem diferente da que conhecemos. Mesmo sem os ícones dos botões, é facilmente percebida uma estrutura renovada de abas e recursos.
Conforme informado pelo site Within Windows, a nova interface é chamada de Ribbon – muito semelhante à do editor de imagens Paint existente no Windows 7. Embora a empresa não tenha anunciado a mudança, esses rumores dão praticamente como certa a renovação da aparência do explorador de pastas e arquivos do Windows.
.....
Vale ressaltar que mesmo os recursos presentes nas builds vazadas podem ser removidos da versão final do Windows 8. Nesses casos, é certo que a empresa está trabalhando nas ferramentas implementadas, mas nada impede que elas sejam excluídas do próximo lançamento do SO e fiquem para uma futura versão.
Obviamente, a Microsoft pouco se pronunciou sobre as especulações do seu produto, fato que acaba garantindo, fidedignamente, poucas novidades. Embora as fontes citadas tenham grande credibilidade, ressaltamos que é preciso ter cuidado ao acreditar em rumores.
O que nos resta é aguardar o anúncio do novo Windows para saber o que ele oferecerá de reformulações e novidades. Quais são as suas expectativas para o – suposto – Windows 8?

Fonte: Baixaki
Leia Mais ››

Linux Kernel 3.0: conheça as mudanças da nova versão

Depois de mais ou menos 15 anos na versão 2.x, Linus Torvalds finalmente anunciou que o kernel do Linux passará para a versão 3.0 já no próximo release. E o que muda com essa alteração de versão? Segundo o próprio Torvalds: “nada”.
De acordo com Torvalds, que fez o anúncio na lista de desenvolvedores do kernel, a decisão de mudar tão drasticamente a versão do kernel tem muito mais a ver com a comemoração dos 20 anos do Linux do que com novas funções ou a reescrita de código.


Linha do tempo do kernel Linux
Torvalds também comenta que parte da mudança vem da sua dificuldade de contar acima de 40, motivo que qualquer um com mais de 30 anos entenderá perfeitamente (a versão atual está na versão 2.6.39, e como podemos ver na linha do tempo acima, dificilmente o kernel passa dessa numeração).
Obviamente, muitos podem esperar grandes mudanças a partir dessa nova numeração do kernel, mas a verdade é que a versão 3.0 do Linux será um lançamento sem qualquer mudança drástica. Não esperem algo como foi visto no GNOME 3 ou KDE 4; não é isso o que Linus quer no momento.
As eventuais correções de bugs estarão lá, algumas atualizações nos drivers também, mas é só isso. Não espere mudanças na API, não espere novas funções, não espere uma longa lista de mudanças no código-fonte que podem acabar quebrando outros programas que fazem uso do kernel. No momento, Torvalds só quer mesmo é partir para uma nova versão do Linux. E evitar as centenas de problemas que ocorrem quando um projeto lança uma nova versão “.0″, com bugs, problemas de compatibilidade, e afins.Por enquanto, a versão 3.0 do kernel Linux está na versão RC1, e o código-fonte pode ser baixado no site kernel.org. Lembramos a todos que embora versões RC (release candidate) estejam bem próximas da versão final, deve-se evitar o uso em ambientes de produção. E, se você não tem a menor idéia de como começar a compilar um código-fonte, talvez seja melhor esperar que a sua distro favorita libere o pacote já compilado.
 
Fonte: TecnoBlog
Leia Mais ››

segunda-feira, 30 de maio de 2011

8 coisas que você não sabia que o Picasa poderia fazer

O Picasa é um programa muito conhecido tanto no Brasil quanto no resto do mundo, mas pelo quê? Provavelmente você pensou “por ser um bom organizador de imagens e por conseguir fazer pequenas edições”, o que nem de longe é mentira: desde a criação do programa, essas são suas principais funções.
Mas, com o passar dos anos, o software evoluiu e ganhou outras ferramentas que adicionaram ao aplicativo novidades bem-vindas, como o editor Picnik e o Face Movie. Embora não tenha mudado seu foco principal, o Picasa aumentou em muito o alcance de suas áreas de atuação; o problema é que a maioria das pessoas nem tem ideia de que isso ocorreu. Por isso, o Baixaki preparou um pequeno guia para mostrar o que você está perdendo:

1. Encontrando imagens duplicadas

É comum fazermos cópias de arquivos, principalmente quando falamos  das fotos de nossos bons momentos. Porém, quando resolvemos organizar nossa biblioteca de imagens, é comum fazermos uma ou duas cópias acidentais, que se perdem pelo HD. Para acabar com esse problema, o Picasa possui uma ferramenta feita exatamente para encontrar arquivos duplicados.
Tudo o que você precisa fazer é acessar a opção Ferramentas> Experimental> Mostrar arquivos duplicados para que todas as imagens duplicadas sejam mostradas pelo programa. O aplicativo consegue encontrar as cópias, não importando onde estejam, nem se os nomes estão diferentes, e as listam por pasta (apenas preste atenção em qual delas você deseja apagar).
Para voltar à visualização normal, pressione o botão “Voltar a visualizar todos”.

2. A vantagem das legendas

Talvez você já tenha usado o sistema de legendas para as imagens no Picasa, mas sabia que tudo que for colocado naquele campo, nem que seja uma única letra, pode ser usado como palavra-chave para suas buscas no programa?
Se você não tem nem ideia do que está sendo dito, apenas clique duas vezes numa imagem para entrar no modo de edição de fotos. Ali, procure  pelo campo onde está escrito “Crie uma legenda!” e preencha o espaço com o que quiser. Por fim, pesquise por qualquer texto comum à legenda adicionada anteriormente para ver a magia acontecer.

3. Edições aos lotes

Poucas coisas são mais cansativas do que realizar uma mesma edição numa enorme lista de imagens, pois, além de ser extremamente monótono, pode ficar igualmente frustrante se você descobrir que faltou uma pequena correção. Mas, graças à função de edição em lotes, isso se torna fácil como o pressionar de um botão. Literalmente.
Primeiro, você deve selecionar todas as imagens a serem alteradas. Depois, acesse o menu Imagem>Editar em lote e escolha qual a mudança a ser aplicada. Pronto, todos os arquivos escolhidos estão editados! Apenas tome cuidado, pois as alterações não são reversíveis.

4. Salvando suas buscas

Encontrar a quelas fotos específicas no meio de um mar de milhares de imagens pode ser um verdadeiro suplício, só sendo possível encontrá-las através de buscas. O problema é que, por vezes, esquecemos qual foi “aquela” palavra-chave que trouxe o resultado perfeito, depois de dezenas de tentativas infrutíferas.
Se quiser garantir que esse tipo de situação não ocorra novamente, após encontrar a palavra correta, acesse Ferramentas> Experimental> Salvar resultados de pesquisa..., para que uma nova janela seja aberta. Nela, preencha os campos necessários e clique em “Ok”. A busca salva será acessível pela lista de álbuns no lado esquerdo da tela. Se não precisar mais dela, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Excluir álbum” no menu de contexto.

5. Linha do Tempo

Pressionando o atalho Ctrl+5 ou pelo menu  Visualizar>Linha do tempo, você é levado para uma exibição de slides especial, que mostra toda a linha do tempo das imagens e dos álbuns adicionados. Para se mover nesse modo, mova a barra de rolagem para os lados, ou apenas clique no mouse e arraste-o pela tela.

6. Encontre as cores certas

Está atrás de uma imagem vermelha para montar a colagem perfeita? Uma função que pode resolver seu problema facilmente, embora por vezes passe despercebida, é a busca por cor, que, mesmo limitada, ainda pode ser de grande ajuda.
Para ativá-la, você pode tanto ir ao menu  Ferramentas>Experimental>Pesquisar..., quanto digitar a palavra “color: ” na pesquisa e escolher a cor correspondente na lista de recomendações. Uma desvantagem da segunda opção é que, apesar de mostrar mais opções, é completamente em inglês.

7. Removendo imagens de baixa qualidade

Uma ferramenta que você provavelmente deixou de lado quando foi imprimir uma imagem pelo software é a “Revisar”. Clicando nela, o Picasa automaticamente analisa a foto e avisa se ela possui uma resolução baixa demais para ser mandada para o papel. Você sempre pode ignorar as recomendações do programa, caso realmente queira usar aqueles arquivos, mas é uma boa dica para evitar frustrações nas impressões.

8. Zoom Rápido

O controle de zoom das imagens é facilmente acessível quando você entra no modo de edição, através da barra de rolagem. Mas se tudo que você quer é um aumento rápido da imagem, há duas dicas fáceis para fazer isso.
A primeira permite que você dobre o tamanho da imagem quando no editor  e é supreendentemente fácil: basta clicar na imagem e, com o botão esquerdo do mouse ainda pressionado, fazer um movimento para cima. Para fazer a foto voltar ao normal, apenas clique nela uma vez.
Já a segunda é um pouquinho mais complicada, mas faz um zoom muito maior: na biblioteca do Picasa, posicione o cursor do mouse sobre a imagem, depois segure a tecla Ctrl e por fim, pressione Alt. Se você fez certo, a foto se expandirá até que suas bordas “toquem” os cantos da tela, vertical ou horizontalmente, desde que você continue segurando o Alt (já pode soltar o Ctrl se quiser). Um ótimo jeito de testar papéis de parede.
E então, você conhecia todas essas funções presentes no Picasa? Bem que a Google podia alardear mais sobre elas... Mas, enquanto isso não acontece, conte sobre aquelas ferramentas as quais você já sabia ou outras ainda mais desconhecidas nos comentários, mostre que este simpático programa é muito mais do que parece!

Fonte: Baixaki
Leia Mais ››

Utilizar o notebook no colo pode causar danos à pele?

Os notebooks mudaram completamente algumas atitudes de quem não desgruda de um computador. Um ótimo exemplo é a revolução que causaram no meio acadêmico. Antes era preciso elaborar documentos no computador de casa, imprimi-los em folhas transparentes e então usar o retroprojetor da instituição de ensino para apresentar determinado trabalho.
E não é só nesse exemplo que vemos uma grande mudança. Antigamente era preciso passar frio e ficar usando o PC em uma cadeira desconfortável. Agora os laptops possibilitam acessar a web, assistir a filmes e usufruir de todo o potencial da informática no conforto da cama. Basta carregar o notebook para onde desejar, colocá-lo no colo e realizar qualquer atividade.
Tudo seria muito perfeito, se não fosse um pequeno inconveniente: o calor. Diversas pessoas vêm relatando que passaram por situações em que usaram o PC no colo e acabaram notando leves queimaduras na pele. Relatos desse tipo levaram alguns médicos a uma questão: afinal, utilizar o notebook no colo pode causar danos à pele?

Para esclarecer essa dúvida e outras questões relacionadas, entramos em contato com a doutora Kerstin Taniguchi Abagge, integrante do Serviço de Dermatopediatria do Departamento de Pediatria do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Agora você confere na íntegra nossas questões e as respectivas respostas da especialista.

Desvendando o mistério

Existe algum estudo para debater a questão dos danos à pele causados pelo uso do notebook no colo?

Sim. Existem vários relatos de caso acerca de lesões causadas pelo notebook, principalmente aquelas relacionadas ao calor (radiação infravermelha) em contato com a pele, também chamadas de "eritema ab igne".

Há casos que atestem os danos e malefícios do uso do notebook no colo? A partir de qual temperatura há um risco significativo?

Sim, há alguns relatos na literatura sobre a ocorrência de lesões de pele. Geralmente temperaturas acima de 45 ºC.

Qual o tempo máximo recomendado para se utilizar o notebook no colo?

O ideal seria a NÃO UTILIZAÇÃO ou a utilização com equipamentos de resfriamento (como os que contêm uma ventoinha com conexão USB) ou aqueles que proporcionam maior distância entre a CPU e a pele. Tanto pela saúde da pele quanto pelo adequado resfriamento do computador, pois seu superaquecimento pode levar a danos no equipamento.

 
(Fonte da imagem: Divulgação/Targus)

Quais os piores danos que esse calor pode causar? Existe a possibilidade de desenvolver câncer de pele?

Se a lesão pelo calor for de longa duração, pode haver queimadura, atrofia, alterações de pigmentação, ceratoses e até mesmo o surgimento de carcinoma de pele.

Em caso de danos, como se dá o tratamento?

Afastamento do calor, evitar exposição ao sol, utilização de cremes de corticosteróide na fase aguda e fotoproteção.

Há algum estudo comprovando quais marcas de notebook tendem a gerar problemas desse tipo?

Não que eu saiba. Todos os que eventualmente atinjam temperaturas acima de 45 ºC poderiam causar esse tipo de lesão.

Esse calor excessivo gerado pelo notebook pode causar impotência nos homens?

Há relatos de que o aumento da temperatura testicular poderia levar a uma diminuição na espermatogênese (produção de espermatozoides), ou seja, infertilidade, mas não impotência. Desconheço casos descritos na literatura médica de impotência relacionada ao uso do laptop no colo.

As fabricantes têm consciência dos problemas

Essa polêmica do “superaquecimento” não é nada nova e, inclusive, existem diversas notícias comprovando que muitas fabricantes fazem recalls para consertar centenas de milhares de produtos que aquecem além do comum. A Sony é uma das empresas que teve reclamações, no ano passado, e foi instruída por autoridades americanas a recolher os produtos danificados que estavam causando transtornos a diversos clientes.
E não foi só a fabricante japonesa que teve complicações quanto a isso. A HP também já teve que fazer recalls e sempre acontece de sabermos de alguma outra marca que tem de trocar os notebooks, pois estão com problemas de superaquecimento ou de bateria. Com alguns novos modelos esses inconvenientes estão desaparecendo, graças a novos processadores, como o Intel Atom e os modelos da linha AMD Fusion.

Possíveis causas e como evitar

Aproveitando o tema, nada melhor do que explorarmos todas as questões e garantirmos que você sane suas dúvidas de uma vez por todas. Por isso, elaboramos duas pequenas listas para citar os possíveis problemas que podem fazer o computador aquecer e algumas soluções.

Por que o notebook esquenta?

1. Se você comprou seu laptop há algum tempo, então é possível que o aquecimento seja culpa da poeira (como mostrado na imagem abaixo). Ao contrário de computadores desktop, os notebooks não são abertos com frequência e, consequentemente, a sujeira acumula com facilidade;
 
(Fonte da imagem: Reprodução/DMahalko)
2. O cooler não está operando na velocidade mínima necessária para refrigerar a CPU;
3. Você possivelmente está utilizando o notebook em uma superfície que não possibilita a passagem de ar;
4. Pode haver um problema na pasta térmica do processador. Se ela não opera da maneira esperada, pode ser que o processador esquente por não estar transmitindo o calor da maneira apropriada para o dissipador;


5. O problema pode ser no hardware. Talvez o processador esteja operando com uma tensão acima do normal ou foi realizado um overclock na CPU.

Como solucionar o problema?

1. Limpe as ventoinhas e todas as saídas de ar do notebook;
2. Use algum aplicativo para verificar se o cooler está trabalhando na velocidade padrão. Certifique-se de que não há nenhuma configuração na BIOS que esteja desregulada;
3. Verifique por onde o ar quente sai. Caso o cooler fique posicionado na parte de baixo, procure usar o computador em superfícies onde a saída não fique obstruída. Evite utilizar almofadas ou cobertores em baixo do computador. Talvez um cooler com conexão USB resolva o problema;

 


4. Envie o computador para a assistência técnica autorizada para a substituição da pasta térmica;
5. Verifique na BIOS ou com algum software se o processador está operando com os valores de fábrica. Caso nenhuma das soluções resolva, envie o notebook para a assistência técnica.

Leia mais sobre o assunto

Desvendamos mais um mito ou verdade. Agora que você sabe que existe a possibilidade de que o notebook gere danos à pele, procure, sempre que possível, utilizar o notebook sem realizar contato direto com o corpo. Mesas portáteis com coolers podem ser excelentes alternativas para usar o PC no colo sem correr o risco de ter a pele queimada.
Caso você queira buscar mais informações sobre os problemas dermatológicos causados por notebooks, recomendamos a leitura do artigo “Eritema Ab Igne em adolescente induzido por computador laptop”, da doutora Susana Giraldi. Você pode fazer o download do arquivo PDF clicando aqui.
Você já teve problemas com o calor gerado pelo notebook? Tem outras dicas para evitar o superaquecimento e os danos à pele? Deixe seu comentário!

Fonte: Baixaki
Leia Mais ››

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Internet criou 2,6 novos empregos para cada vaga que fez desaparecer

www Um relatório que acaba de ser divulgado pela consultoria McKinsey aponta que a disseminação da internet contribuiu para um aumento das vagas de trabalho no mercado mundial. Para chegar a essa conclusão, o estudo analisou o impacto da web na economia de 13 países – as oito nações mais ricas do planeta, além de Brasil, China, Coreia do Sul, Índia e Suécia.

Segundo o estudo, que ouviu 4,8 mil pequenas e médias empresas de diversos segmentos e países, foram criadas 2,6 novas vagas de emprego por conta da internet, para cada 1 posto de trabalho que despareceu graças à web.

Outra constatação da McKinsey é de que a internet tem contribuído fortemente para a economia dos 13 países consultados no estudo. Em média, o setor responde por 3,4% do PIB (Produto Interno Bruto) dessas nações, representando uma fatia maior do que segmentos tradicionais, como agricultura ou energia. E as projeções indicam que, nos últimos cinco anos, os negócios na web responderam por 21% do crescimento do PIB nos mercados desenvolvidos.

Quanto às empresas que têm obtido mais benefícios desse avanço da internet, o levantamento aponta que 75% dos resultados são gerados por companhias que atuam em setores tradicionais e não estão ligadas a novas tecnologias.

A McKinsey cita também que os Estados Unidos são hoje o responsáveis por mais de 30% de todas as receitas geradas pela internet. Enquanto que o Brasil corresponde por cerca de 1% e é considerado um país em estágio inicial de desenvolvimento do setor, mas com alto potencial de crescimento.

Leia Mais ››

O verdadeiro significado de Vista!

 
Por que Windows Vista? De acordo com Greg Sullivan, gerente da Microsoft, a empresa obteve um bom retorno quando abandonou nomes baseados em números (como Windows 3.1) e apostou em data (exemplo, Windows 95).
O objetivo principal do Longhorn, Sullivan acrescentou, é lidar com um mundo em que "há mais e mais coisas". "Nós ligamos nossos computadores para ajudar a gerenciar esse 'mais' e precisamos de um sistema que nos traga essa claridade".
Segundo o executivo, essa é a mensagem. "O Windows Vista traz claridade para o mundo para que possamos nos focar no que de fato interessa".
Sullivam explicou que a versão beta 1, quando for lançada, será distribuída apenas para a comunicade de tecnologia e desenvolvedores e não para o público em geral.
Yardena Arar PC World.com (US)

Fonte: IDG Now!
Leia Mais ››

Apple assume vírus em Mac e promete atualização para eliminar malware

A Apple prometeu, nesta terça-feira (24/5), liberar, em breve, uma atualização do Mac OS X para eliminar o malware que carrega um falso programa de segurança, apelidado de Mac Defender, assim como suas variações (Mac Security, Mac Protector e Mac Guard).

Além do anúncio da atualização, a Apple também divulgou os passos adequados para que os usuários infectados se livrem do malware. “A atualização também ajudará a proteger os usuários, exibindo um aviso explícito se eles baixarem esse malware", dizia o comunicado.

Este tipo de malware, conhecido como "scareware" ou "rogueware", tentam convencer usuários a baixar programas maliciosos, prometendo ajudar na segurança do computador. O Mac Defender foi o primeiro malware direcionado para Macs e esta foi a primeira vez que a empresa reconheceu publicamente uma ameaça.
 
Leia Mais ››

Falha no Internet Explorer permite 'sequestro de cookies'

Um pesquisador de segurança na computação encontrou um defeito no navegador Internet Explorer, da Microsoft, que segundo ele poderia permitir que hackers roubassem senhas de acesso ao Facebook, Twitter e outros sites. Ele definiu a técnica como "sequestro de cookies".

"Qualquer site. Qualquer cookie. O limite está em sua imaginação", disse Rosario Valotta, um pesquisador independente de segurança na internet que trabalha na Itália.

Hackers poderiam explorar a falha para ganhar acesso a arquivos armazenados pelo navegador e conhecidos como "cookies", alguns dos quais contém os nomes de usuário e senhas para uma determinada conta na web, afirmou Valotta. Quando o hacker captura um cookie, pode usá-lo para ganhar acesso ao mesmo site.

A vulnerabilidade afeta todas as versões do Internet Explorer, incluindo o IE 9, e todas as versões do sistema operacional Windows. Para explorar a falha, o hacker precisa persuadir a vítima a arrastar um objeto pela tela do computador, antes que o cookie possa ser sequestrado.

Quebra-cabeças
A tarefa parece difícil, mas Valotta disse que conseguiu realizá-la com certa facilidade. Ele criou um quebra-cabeças no Facebook que desafiava os usuários a "despir" a foto de uma mulher atraente. "Coloquei o jogo no Facebook e em menos de três dias meu servidor recebeu mais de 80 cookies", disse. "E só tenho 150 amigos em minha lista".

A Microsoft afirmou que não existe grande risco de um hacker obter sucesso com uma trama de sequestro de cookies. "Dado o nível de interação requerido do usuário, a questão não é vista por nós como de alto risco", disse Jerry Bryant, porta-voz da companhia.

"Para que seja afetado, um usuário precisaria visitar um site suspeito, ser convencido a arrastar itens pela página e o atacante teria de ter por alvo o coookie de um site ao qual o usuário estivesse conectado naquele momento", disse Bryant. 
 
Leia Mais ››

Robin pode aparecer em Batman: Arkham City

Batman: Arkham Asylum foi, acima de tudo, uma homenagem ao fantástico e rico universo do Homem-Morcego. Referências a diversas sagas, personagens obscuros e objetos variados podiam ser encontrados entre os mais amplos e os mais claustrofóbicos corredores do hospital psiquiátrico para os “criminalmente insanos”. 
Poster com o cancelamento da apresentação (Foto: IGN)
Poster com o cancelamento da apresentação (Foto: IGN)
 
E o que esperar de Arkham City, que promete ser cinco vezes maior? Mais pérolas escondidas pelos cantos, é claro. Uma das mais curiosas apareceu no último trailer do jogo, e sugere a aparição de ninguém menos que Robin, o Menino-Prodígio. 
A dica é um pôster do Grande Circo de Gotham, anunciando como ‘cancelado’ o show dos Graysons Voadores – família de acrobatas que, nos quadrinhos, é morta durante um espetáculo, exceto pelo filho mais novo, Dick Grayson, que é acolhido por Bruce Wayne e se torna o primeiro Robin. 
O site IGN conseguiu uma imagem em alta qualidade do pôster, que indica que o “acidente” pode já ter acontecido. Será o primeiro indício de uma futura formação da Dupla Dinâmica? Talvez Dick Grayson (como Robin ou não) pode contribuir de alguma forma para a trama de Arkham City, ou talvez do próximo, fechando a trilogia? Ou quem sabe um modo de jogo cooperativo? 
Na Rocksteady Games, um dos diretores do jogo, Dax Ginn, afirma que sim, uma tragédia aconteceu aos Graysons e seu show teve que ser cancelado, mas não dá nenhuma outra informação além dessa. Que a especulação comece. Batman: Arkham City será lançado somente em 18 de outubro para PS3, Xbox 360 e PCs. Se tivermos sorte, veremos novidades na E3, em junho.

Fonte: TechTudo
Leia Mais ››

Vire um cantor profissional com a ajuda do recurso Auto-Tune

Em 2010, o vídeo mais acessado do YouTube foi uma música criada a partir do áudio de uma entrevista. Intitulado “Bed Intruder”, o vídeo criado pelos irmãos Gregory ultrapassou a impressionante marca de 82 milhões de visualizações e utiliza de maneira criativa um recurso chamado Auto-Tune.
A técnica é amplamente utilizada na indústria fonográfica e consiste em afinar o tom de voz, corrigindo um desempenho vocal ou instrumental, de forma a minimizar imprecisões e erros. Mesmo artistas consagrados lançam mão desse recurso, ainda que em menor escala, para que o resultado final das músicas produzidas em estúdio seja o melhor possível.
Com a popularização do acesso a programas e ferramentas que permitem realizar essa função de maneira simples, cresceu também o número de arquivos de áudio e vídeos do gênero disponibilizados na web. O que era apenas um recurso secundário em programas de edição de áudio acabou por se tornar uma divertida forma de entretenimento e que atrai cada vez mais usuários.
Entretanto, qual é a melhor maneira de começar a brincar com a sua própria voz e se transformar em um webhit em potencial? O Tecmundo preparou uma seleção de aplicativos para PC e smartphones que podem facilitar sua vida e elevar sua voz a um patamar que você nunca pensou ser possível.

Pocket show: transforme-se num cantor de bolso

Visual do LaDiDa
Para quem possui um iPhone, iPod Touch ou iPad, transformar o áudio de qualquer diálogo em uma letra musical é uma tarefa fácil de ser executada. Aplicativos como o LaDiDa se encarregam de realizar esse trabalho com apenas alguns poucos toques, fazendo conversas monótonas soarem como música aos seus ouvidos em questão de segundos.
A lógica de funcionamento é simples. Primeiramente, basta você iniciar a gravação de um áudio qualquer. Você pode cantar ou mesmo falar ao microfone do aparelho, não importa. O resultado final poderá ser divertido da mesma forma.
O LaDiDa conta com pelo menos uma dúzia de ritmos pré-configurados. Depois de escolher um deles, basta definir a velocidade de execução do áudio, especificada em batidas por minuto (BPM). É possível ainda regular o nível de volume entre o som de fundo e o áudio de voz.
O resultado final é uma voz mecanizada, mas afinada, passível de ser encaixada em qualquer um dos ritmos musicais disponíveis. O processo de conversão é rápido e, em menos de um minuto, você já pode ter um arquivo final de qualidade em mãos. A sua nova canção pode ser ainda compartilhada via Twitter, Facebook ou email.

A música mais afinada da cidade

Caso você não queira editar nada em seu smartphone, é possível contar com diversas opções em aplicativos disponíveis para PC. Desde os mais completos, repletos de funções e recursos de edição profissional, até os mais simplórios, capazes apenas de editar arquivos em lote, afinar a voz num arquivo de áudio não é, e nem precisa ser, uma tarefa apenas para profissionais.
Para quem está em busca de um programa gratuito, o AnalogX Auto Tune pode ser o primeiro passo para entrar no mundo da edição. Entretanto, sua simplicidade pode acabar se tornando um ponto negativo, em especial para usuários iniciantes.
O software é capaz de converter em lote apenas arquivos no formato WAV. Embora exista uma tela única de configurações finais, não é possível editar partes específicas do arquivo, o que pode ser decepcionante para quem está em busca de resultados mais eficientes.

“Tunando” seu editor de áudio favorito

Por se tratar de um recurso complementar, grande parte dos editores de áudio gratuitos não conta com a função Auto-Tune. Contudo, isso não significa que você não poderá utilizar o seu software preferido para afinar vozes e transformar suas cantorias em verdadeiros sucessos.
O Auto-Tune EVO VST é um plugin que permite identificar qual nota é ouvida no áudio em questão e, com isso, modificar o seu tom para encaixá-la dentro da escala musical escolhida. O complemento é compatível com programas consagrados como Audacity, Adobe Audition ou mesmo o Garage Band.
Como apenas a ferramenta é similar, a execução varia de programa para programa. Por isso, a melhor maneira de entender o funcionamento de um Auto-Tune é testando-o na prática, dentro do aplicativo escolhido. Após equalizar o áudio dentro das notas musicais, o processo de edição é similar ao de qualquer outro arquivo do gênero.

No topo das paradas

Para quem quer ter o controle de cada detalhe sonoro em uma edição de áudio, uma das opções mais completas existentes no mercado é o aplicativo Melodyne. Disponível em versão demonstrativa para download, o software é um dos preferidos entre os músicos e produtores musicais, mas, se você deseja adquiri-lo, prepare-se para colocar a mão no bolso: a licença de uso custa cerca de US$ 700.
Embora seja perfeito para corrigir o tempo e a entonação de gravações, o aplicativo não se limita a apenas essa função. Como um editor de áudio completo, o Melodyne suporta várias faixas, permite produção musical completa e criação de arranjos. Além disso, pode ser integrado com outras ferramentas como o ProTools, Logic, Cubase e Sonar.
A alta resolução de áudio é outro ponto que pesa a favor do aplicativo, que pode ir a até 32 bits e 192 KHz. O software permite ainda reduzir ou aumentar a velocidade em tempo real, sem alterar a frequência, mantendo uma ótima qualidade de som.

Essa é para o DVD

Embora a edição de áudio seja o grande diferencial do que é feito utilizando a técnica de Auto-Tune, foi por meio dos vídeos no YouTube que a técnica se tornou popular. Por isso, é difícil imaginar muitas vezes o áudio editado sem um vídeo de referência.
Para que isso não aconteça, é necessário contar também com algum outro software para edição de vídeo. Nesse caso, tanto programas mais simples quanto softwares profissionais são capazes de apresentar resultados finais satisfatórios.
Para quem procura algo gratuito, vale a pena conferir o Lightworks. O aplicativo apresenta uma interface diferenciada e um grande número de recursos, capazes de proporcionar ótimos trabalhos. Para se ter uma ideia, o filme “O Discurso do Rei”, vencedor do Oscar de Melhor Filme na edição desse ano do prêmio, foi montado com o aplicativo.
Outro software conhecido do grande público é o Windows Live Movie Maker. Embora com recursos limitados, o aplicativo conquistou um grande número de usuários em virtude de sua acessibilidade. Os menus e ferramentas são bastante intuitivos e mesmo usuários sem experiência alguma em edições de vídeo são capazes de criar bons filmes.
Para quem está disposto a investir um pouco mais ou busca aplicativos de qualidade reconhecida no mercado, o Adobe Premiere e o Vegas Pro são as melhores opções. Com interfaces mais complexas, os softwares requerem um pouco mais de dedicação e máquinas com alto desempenho de processamento, mas o resultado final é compensador.

O melhor hit de todos os tempos da última semana

As ferramentas estão em suas mãos. Chegou a hora de soltar a voz e mostrar ao mundo todo o seu talento. Obviamente, não são apenas alguns programas de computador que irão substituir o talento de profissionais que estudam e buscam o aperfeiçoamento em técnicas vocais. Contudo, deixar de utilizar a tecnologia para eventuais correções de áudio é uma possibilidade praticamente descartada na indústria fonográfica.
Criatividade é outra palavra-chave nesse quesito. Os vídeos de maior sucesso no YouTube mostram que letras simples, com rimas repetitivas, acabam tendo muito mais destaque do que composições mais elaboradas. Resta a você escolher qual caminho seguir. Será que os próximos 15 minutos de fama na web serão os seus?

Fonte: Baixaki
Leia Mais ››

Dicas preciosas para acabar com inconveniências no Orkut

O Orkut é a principal rede social do Brasil desde 2004, quando chegamos ao posto de país com maior número de contas no site. Quem tem conta desde aquela época — o que não exclui necessariamente quem criou um registro mais recente — teve tempo de sobra para colecionar amigos, reais ou virtuais.
Infelizmente, alguns desses “amigos” acabam tornando a página de recados um verdadeiro depósito de propagandas ou — pior — um espaço para proliferação de vírus. Assim como nas relações pessoais, nem sempre a saída mais conveniente é deletar ou bloquear a pessoa.
Por isso, o Tecmundo preparou um guia com algumas dicas de como se livrar de spams e outros incômodos do Orkut. Dessa maneira, você evita mensagens desagradáveis sem perder a reputação e a compostura com ninguém.

Restringir pedidos de amizade

Por padrão, o Orkut permite que qualquer um faça um pedido de amizade. No entanto, é possível delimitar quem e em qual situação poderá fazê-lo.

Siga os passos.

Passo 1: acesse sua conta do Orkut e vá em “configurações”, situada na parte superior direita da tela, ao lado do endereço de email.
Passo 2: clique na aba “Privacidade”.
Passo 3: entre na guia “Quem pode me enviar pedido de amizade?” e selecione a  opção desejada. Apenas marcando “qualquer um que saiba o meu endereço de email” você já consegue filtrar bastante as requisições — isso porque as pessoas vão ter que saber por algum outro meio qual é o seu email correto.
Para restringir ainda mais os envios, você pode marcar a opção “amigos de amigos”. Se sua tela inicial vem sendo invadida por gringos e pessoas de países estranhos, há um box que limita as solicitações de acordo com a região.

Mais privacidade

Siga os passos.

Passo 4: se você realmente se preocupa com a sua privacidade (ou quer ter aquela conta só para espiar os outros), pode permanecer invisível, marcando a opção “não permitir que as pessoas me encontrem” no campo “Permitir que as pessoas usem meu endereço de e-mail para me encontrar”.
Passo 5: desativar os visitantes e não admitir que outros marquem fotos com você é outra forma de aumentar a privacidade. Associando essa escolha com as anteriores, você terá uma conta praticamente fantasma.

Parar de receber atualizações dos seus amigos sem precisar excluí-los

Nada pode ser mais inconveniente do que aquele usuário que não para um segundo de atualizar o Orkut. A situação pode ser ainda mais agravada quando você não conhece tanto a pessoa e o conteúdo que ela posta não tem nada a ver com você.
Mas se por algum motivo você não quer deletar aquele amigo, existe um jeito bem fácil de parar de receber mensagens sobre o status dele.

Siga os passos.

Passo 6: na última versão do Orkut, é só ir até uma atualização da pessoa e marcar a opção “nunca mostrar atualizações deste usuário”. O mesmo também pode ser feito em relação aos aplicativos.

Parar de receber scraps

Passo 7: quando você perceber que um usuário só manda propagandas, correntes ou mensagens automáticas, pode cessar o recebimento desse tipo de informação marcando as mensagens como “spam”. Elas são movidas para a pasta de spam, assim como os próximos scraps semelhantes.

Siga os passos.

Remover e ignorarSiga os passos.

Caso você já tenha tomado as medidas acima e mesmo assim continua sendo importunado por alguns contatos da sua rede, não resta outra saída senão ignorar ou remover os desordeiros.
Passo 8: as alternativas para realizar esta função aparecem no perfil de cada usuário, na parte inferior do menu principal.
A escolha “Remover amigo” apenas retira o indivíduo da sua lista de amigos, enquanto “Ignorar usuário” impede que esse alguém mande recados, convites e solicitações de amizade para você.
Cuidado: tanto remover quanto ignorar um usuário o retira da sua lista de amigos. Assim sendo, se você quiser restabelecer contato com a pessoa, precisará enviar uma nova solicitação de amizade para ela.
Escolhendo "Denunciar abuso", você poderá delatar usuários mal-intencionados que compartilham material capaz de infringir as regras do Orkut.

Filtro de segurança

No Orkut, assim como na internet em geral, circula muito conteúdo impróprio para menores de idade.  Quando um menor cria uma conta e coloca as informações de data de nascimento corretas, o site já ativa o filtro de segurança para a conta.
Porém, quando uma criança ou um pré-adolescente usa contas de outros familiares para jogar ou — o que ocorre em muitos casos — dá informações falsas sobre a idade, é fundamental ligar manualmente o filtro que evita a aparição de conteúdo potencialmente inadequado.
Passo 9: o caminho é simples: Configurações > Gerais > Filtro de segurança > não mostrar conteúdo impróprio.

Siga os passos.
...

Fonte: Baixaki
Leia Mais ››

Wikipedia busca status de patrimônio da humanidade

wikipedia A Wikimedia, organização sem fins lucrativos responsável pela manutenção da Wikipedia, abriu uma petição online para que a enciclopédia se torne um patrimônio da humanidade. Se bem sucedida, a Wikipedia seria a primeira obra digital a entrar na lista de patrimônios da UNESCO, que incluem construções como o Stonehenge e a Abadia de Westminster.

A ideia de tornar a Wikipedia um bem da humanidade surgiu pela primeira vez na divisão alemã da Wikimedia, e rapidamente chamou a atenção de outras centrais e organizações que lançaram a petição nesta quinta-feira (26/5). "A ideia básica é reconhecer que a Wikipedia é este incrível fenômeno cultural global que tem transformado a vida de centenas de milhares de pessoas”, afirmou o fundador do site, Jimmy Wales, ao jornal The New York Times. A Wikimedia afirma que a iniciativa deve capturar o espírito democrático da Wikipedia, apesar de todas as aplicações para os patrimônios mundiais precisarem ser patrocinadas por governos. Wales afirmou que espera que o governo alemão se disponha a patrocinar a adesão. Atualmente, o alemão é a segunda maior língua na Wikipedia, com 3,6 milhões de verbetes.

A Wikipedia recebe cerca de 40 milhões de usuários todos os meses, e é uma das dez páginas mais visitadas globalmente.

Leia Mais ››

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Tablets no Brasil: 12 fabricantes manifestaram interesse em produzir localmente

Além da Foxconn, que pretende iniciar a produção de iPads no Brasil em julho, outras 11 fabricantes já demonstraram interesse em fabricar tablets no País. A informação foi divulgada pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.
De acordo com notícia divulgada pelo próprio Ministério da Ciência e Tecnologia, a lista de potenciais fabricantes de tablets no País inclui Positivo, Envision, Motorola, Samsung, LG, Itautec, Samnia, Compalead, Semp Toshiba, AIOX e MXT.
O interesse dos fornecedores em produzir tablets em território brasileiro está diretamente relacionado aos incentivos prometidos pelo governo. Um dos mais importantes exemplos nesse sentido foi a Medida Provisória 534, publicada na última segunda-feira (23/5), por meio da qual esse tipo de equipamento passa a ser incluído na Lei do Bem. Com isso, a exemplo do que já acontece com desktops e notebooks, os tablets produzidos localmente passam a contar com a isenção de uma série de impostos.
Para se enquadrar na Lei do Bem, as fabricantes de tablets terão de utilizar uma porcentagem mínima de componentes produzidos no Brasil. Nos próximos dias, devem ser divulgadas as regras específicas para que as empresas consigam os benefícios fiscais e se enquadrem também no PPB (Processo Produtivo Básico), que prevê a redução do IPI (Imposto sobre Produto Importado).
O secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, Virgílio Almeida, calcula que os tablets produzidos no Brasil devem chegar às lojas com preços, no mínimo, 40% mais baixos do que os produtos importados, por conta dos descontos no PIS/Cofins e IPI. “Mais reduções podem ser obtidas com a isenção/redução de ICMS, que é dado pelos estados e que, a média, é algo em torno de 12%”, destacou.

Leia Mais ››

Próxima versão do Linux pode ser a estável 3.0


O criador do Linux, Linus Torvalds, está considerando lançar a próxima versão do Linux como 3.0, tudo por causa de uma discussão nalista de desenvolvimento do kernel. A fim de manter os utilizadores do sistema atualizados sobre futuras mudanças, Torvalds disse na lista que, devido ao grande número de mudanças concluídas, a próxima versão do Linux , conhecida como 2.6, seria, agora, a versão 2.8.
Em resposta, Ingo Molnar e outros desenvolvedores perguntaram o motivo de não ir direto para uma versão estável, sendo esta a 3.0. Torvalds respondeu que seria uma boa ideia, pois marcaria a "terceira década" do kernel. Mesmo assim, o criador do Linux não confirmou o "nome" 3.0 oficialmente.
A próxima versão do Linux será lançada ainda este ano, mas não possui data oficial. Se os desenvolvedores mantiverem o ritmo, todas as mudanças necessárias para a estabilidade do kernel podem estar prontas até julho.

Leia Mais ››