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sexta-feira, 27 de abril de 2012

Como melhorar a TI da sua empresa


Ao questionar um CIO sobre seu maior desafio em administrar o TI da empresa em que atua, é possível você ter como resposta os problemas de infraestrutura. E isso engloba performance, backup e disponibilidade.

Um exemplo bem típico do quanto esse cenário de conflitos entre hardware e software é algo herdado dos nossos antepassados, é o sistema Windows. Quanto mais softwares era criados, os hardwares tinham que correr para serem compatíveis, o que acarretava um computador pesado com tantas atualizações.

Outro ponto que os gerentes de TI também indicam como negativo são os múltiplos fornecedores para compor o ambiente, além da manutenção complexa com altos custos. De acordo com pesquisas feitas pelo Gartner, 80% dos custos da área de TI são para manter todos os sistemas em perfeito funcionamento.

Mas como simplificar a área de TI?

Algumas empresas como a Oracle, por exemplo, sacaram essa simplificação no intuito de tirar a complexidade da TI. Devido a aquisição da Sun Microsystems, em 2010, foi possível a integração entre hardware e software em todos os seus serviços já oferecidos ao mercado.

"Essa conectividade é a chave do futuro e otimiza o hardware", afirma o vice-presidente de vendas de sistemas da Oracle DO Brasil, Edilson Fuzetti.

O executivo cita o exemplo dos smartphones que conseguiram combinar hardware, software e conectividade na mesma plataforma em que obtêm serviços por meio de aplicativos. Além disso, a cada nova necessidade, a nuvem muda todo o processo. "É preciso adquirir soluções de hardware e somente escolher o pacote de software".

Luiz Carlos Favareto Jr., gerente de TI do Grupo Shark – rede de empresas atuantes no setor agrícola e construção civil -, aderiu à interação oferecida pela Oracle e, em pouco tempo, já vivenciou os resultados positivos. "A migração foi realizada em sete dias, feito que costuma demorar meses", ressalta o executivo.

Aumento no número de ganhos, redução de tempo nas atualizações, processamentos mais rápidos, bem como pesquisas e relatórios do arquivo morto são algumas melhorias que ficaram evidentes com a adoção desta solução.

Outros pontos positivos para o Grupo Shark foram os backups realizados a cada hora através da rede da própria plataforma e também o ponto único de contato para qualquer problema ou mudança. "O melhor de tudo é que não preciso mais direcionar meu time de TI para resolver problemas de infraestrutura. Agora, o foco está totalmente voltado para os negócios", conclui.


Fonte: Olhar Digital