Nesta quarta-feira, 27/4, após um longo período de espera, a Nokia detalhou osplanos de reestruturação de suas operações, como parte do acordo firmado com a Microsoft e por meio do qual a fabricante vai usar o sistema operacional da companhia (Windows Phone) em seus smartphones. A fabricante confirmou a demissão de 4 mil funcionários e a transferência de outros 3 mil profissionais para a prestadora de serviços Accenture.
Na prática, a Accenture vai assumir todas as atividades relacionadas ao sistema operacional Symbian e o suporte aos futuros smartphones, incluindo aqueles que vão rodar com a tecnologia da Microsoft.
O acordo permitirá que a Nokia reduza os custos anuais com pesquisa e desenvolvimento para 1 bilhão de euros em 2013, o que equivale a 18% dos 5,65 bilhões de euros investidos em 2010.
A fabricante informou que a maior parte das demissões afetará as operações na Finlândia, Dinamarca e Inglaterra.
De acordo com notícia da Reuters, os investidores viram de forma positiva o acordo com a Accenture, uma vez que ele representa uma forma rápida e barata de abrir mão das operações relacionadas ao Symbian.
Para a analista da consultoria Gartner Carolina Milanesi, a reestruturação é um sinal claro dos planos da Nokia. “Isso ajuda a acabar com qualquer dúvida sobre para onde essa companhia está indo”, avaliou. Por outro lado, ela destacou que trata-se de uma oportunidade para a Accenture entrar na área de desenvolvimento de aplicativos móveis.
Fonte: Olhar Digital