Por meio do seu blog oficial, o gigante das buscas disse que doará o valor para organizações sem fins lucrativos que estão trabalhando no desenvolvimento de novas abordagens para o jornalismo na era digital.
A empresa diz considerar o jornalismo fundamental para democracia e preocupar-se em fornecer novas maneiras de apresentar notícias na web.
“Nosso objetivo é beneficiar os editores de notícias de todos os tamanhos”, diz a companhia.
Parte do valor, em torno de US$ 2 milhões, já foi doado à associação americana John S. and James L. Knight Foundation, que, segundo o Google, tem um comprovado histórico de programas de apoio que levam inovação ao jornalismo. O restante, o Google destinará a projetos similares de jornalismo em outros países.
“Esperamos que essas doações ajudem a florescer novas idéias e seja um incentivo à experimentação. Como Thomas Edison disse certa vez: ‘Quando não há experimento, não há progresso e você caminha para trás’. Estamos ansiosos para trabalhar com a comunidade para ajudar o jornalismo online a seguir para a frente”, acrescentou o Google em seu blog.