A Microsoft lançou hoje o primeiro beta do Internet Explorer 9. O navegador, que começou a ser apresentado no início desse ano, chega totalmente modificado e somente para o Vista e Windows 7.
A interface do programa foi totalmente redesenhada e está bastante parecida com a do Google Chrome e a do Apple Safari. A Microsoft fez uma limpeza grande na interface e agora ela exibe somente a caixa de endereços, os recursos das abas e, também, os ícones de Favoritos, Página Inicial e ferramentas na parte esquerda do programa. O comando "Voltar" ficou maior. Tem um motivo: Segundo a Microsoft, ele é o mais utilizado pelos internautas.
O visual também está integrado ao recurso Aero do Windows, ou seja, as bordas do Internet Explorer 9 estão semitransparentes.
Segundo Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor da divisão de serviços de Consumer e Online da Microsoft Brasil, os engenheiros retiram alguns recursos da interface do navegador para dar mais espaço às páginas e aos serviços web.
"Com essas mudanças, o Internet Explorer 9 é o browser com maior espaço para as páginas web", diz. "Desse modo, a gente conseguiu dar ao navegador sua real função: a de teatro, não a de palco de espetáculo".
Apesar das alterações no visuaal, a principal mudança do software está onde não pode ser visualizada, ou seja, no motor JavaScript. Chamado de Chakra, o motor faz o Internet Explorer 9 realizar tarefas na web 11 vezes mais rápido que o antecessor.
O software apresenta tal rapidez por causa de um recurso que usa os processadores das placas gráficas para renderizar as imagens e os gráficos das aplicações web. O novo motor também deixa o navegador totalmente compatível com o novo padrão web HTML5.
Fonte: www.infoexame.com.br