A NSS Labs realizou, recentemente, um minucioso teste para comparar a segurança dos navegadores mais usados do mercado, considerando ataques de malwares e phishing. Os navegadores testados foram o Internet Explorer 8, Mozilla Firefox 3.5, Safari 4, Opera 10 e Google Chrome 4. O Internet Explorer foi eleito o melhor navegador no quesito segurança, pois bloqueou 85% dos ataques, sendo que o segundo colocado, o Safari, teve eficiência de 29%.
Os testes duraram 12 dias e abrangeram 2.000 sites infectados. O Mozilla Firefox ficou empatado com o Safari, com os mesmos 29%. As maiores decepções foram por parte do Chrome e Opera, que tiveram 17% e 1% respectivamente. A diferença do navegador da Microsoft para seus rivais é considerável.
Esses ótimos resultados dão-se, sobretudo, pelo novo recurso SmartScreen, que protege o usuário contra ataques da web. De acordo com a Microsoft, desde que foi implementado (em março de 2009), o SmartSCreen bloqueou cerca de 560 milhões de ataques de malwares na web, o que resulta em uma média de 3 milhões de bloqueios a cada dia.