Os ansiosos para deixar 2008 para trás terão de aguardar um segundo a mais para a virada.
Os guardiões do tempo acrescentaram um segundo ao último dia do ano, na quarta-feira, para ajustar os relógios ao atraso na rotação da Terra sobre seu eixo, afetada pelas marés e outros fatores.
O Observatório Naval dos Estados Unidos, detentor do relógio mestre do Pentágono, pediu para acrescentar o segundo extra na quarta-feira, em coordenação com os relógios atômicos do mundo em 23 horas, 59 minutos e 59 segundos do Tempo Universal Coordenado (UTC).
Este é o 24º segundo adicionado ao UTC desde 1972, quando a prática começou. UTC é a escala temporal mantida pelos altamente precisos relógios atômicos em todo o mundo, com uma precisão de cerca de um bilionésimo de um segundo por dia, o Observatório Naval diz. Para aqueles com uma necessidade de precisão de tempo, o padrão substitui o Greenwich Mean Time ou GMT.
Mecanismos como o Network Time Protocol da internet e o Sistema de Posicionamento Global (GPS), via satélite, dependem da precisão do relógio.
A decisão de adicionar ou remover um segundo é de responsabilidade do Instituto Internacional da Rotação da Terra. O primeiro salto de segundo foi introduzido em 30 de junho de 1972. O último foi adicionado em 31 de dezembro de 2005.