Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Mercado de tecnologias 3d para web está em alta

Desde seu surgimento, a internet revolucionou o modo como as empresas e profissionais lidam com seus clientes. Como canal de comunicação vem crescendo em proporções geométricas e vai incorporando várias tecnologias que auxiliam as empresas a divulgar melhor seus produtos, marcas ou ideais.

Essas tecnologias se adaptaram ao mundo da internet e hoje são peças fundamentais para o desenvolvimento de campanhas online, hotsites, novos produtos e sites focados na consolidação de marca.

E o que podemos esperar das novas tendências? Um futuro que talvez esteja mais próximo do que imaginamos é o 3d para web.

A tecnologia 3d envolve um simples conceito: inserir a profundidade no plano bidimensional, que é o padrão comum à internet mundial. A profundidade é um terceiro plano, responsável pela geração de imagens e tecnologias 3d.

Hoje em dia já podemos encontrar uma serie de players e plugins que possibilitam essa integração do 3d para a internet, o que ocorre através de engines conhecidas no mercado, como Flash Player, Java, Open GL e Active X, dentre outros

Este mercado está em profundo crescimento e promete ser o próximo boom da internet mundial. Acredita-se que a tecnlogia 3d irá revolucionar o modo como as empresas irão apresentar seus produtos através do navegador web.

As possibilidades

A utilização de recursos 3d na web é a mais variada possível. Algumas que mais se destacam:

Apresentação de protótipos 3d. Trata-se da apresentação de um produto em escala real ou reduzida totalmente em 3d. Pode ser vista em diferentes ângulos e manuseada de forma virtual pelo cliente, útil em produtos como um novo celular, um automóvel ou até mesmo um edifício ou uma casa.

Ambiente virtuais 3d. Possibilitam um passeio virtual por dentro de um ambiente, com visita a cômodos e diversos setores. O lançamento de um edifício, por exemplo, onde o cliente pode subir até o apartamento em oferta.

E-commerce. Em variados segmentos, como por exemplo em lojas de confecção, onde pode ser exibido um modelo digital, com movimentos, vestido com a roupa ofertada.

Por Tom Carvalho

Leia mais em: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2007/11/21/mercado-de-tecnologias-3d-para-web-esta-em-alta/